Notícias

IX Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa com forte participação do Grémio do Património

Mesa Redonda ”A reabilitação do património como fator de valorização da cidade”
Mesa Redonda ”A reabilitação do património como fator de valorização da cidade”

A edição de 2022 da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, realizada de 6 a 8 de abril, foi um sucesso! A diversificada agenda com iniciativas relacionadas com a reabilitação urbana, tecnologia e inovação no ramo imobiliário e a sustentabilidade trouxe grande afluência ao LX Factory.

O evento contou com a participação de cerca de 1 750 pessoas e 11 200 registos distribuídos pelas 26 sessões que pautaram estes três dias que constituíram, uma vez mais, um marco no setor da construção urbana e do imobiliário.
 
Além do apoio dado através da sua divulgação, o GECoRPA marcou a sua presença no evento com o seu stand, e coorganizou uma conferência sobre o tema ”A reabilitação do património como fator de valorização da cidade”, que se realizou no dia 8 de abril durante o período da manhã. O engenheiro Alexandre Costa, da empresa associada NCREP, Lda., apresentou um estudo de caso, e, no fim da conferência, realizou-se uma mesa redonda moderado pela presidente do GECoRPA, engenheira Inês Flores-Colen e em que participaram vários associados GECoRPA – engenheiro Carlos Mesquita (OZ, Lda.), arquiteta Joana Leandro Vasconcelos (Atelier in.vitro) e engenheiro Fernando F. S. Pinho (associado individual). Na mesa redonda participaram ainda o arquiteto José Carlos Bessa (DGPC) e a Dr.ª Cláudia Pinto (coordenadora do Programa ReSist).

Foi discutido o equilíbrio entre as exigências da qualificação energética, a resiliência sísmica e a memória do património edificado, passando pelos contributos dos organismos de investigação e a academia e por questões como rentabilização de investimento em reabilitação do edificado.
 
No ano em que completa 25 anos, o GECoRPA continua a fazer forte aposta na sensibilização da sociedade e organismos públicos, defendendo os principais objetivos da sua missão que são a salvaguarda do património e reabilitação do edificado com base na formação e qualificação dos intervenientes desta área para uma reabilitação de excelência.
 
É de destacar também duas outras contribuições de elementos das fileiras do nosso grémio: engenheiro Vasco Peixoto de Freitas, associado honorário, que apresentou o novo Sistema de Informação de Custos de Construção (SICC); na edição especial da revista (re)portugal, dedicada à IX Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa podemos ler o artigo de opinião "Quem nos viu e quem nos vê" do arquiteto José Borges, vogal da direção.
 
O balanço da participação neste evento é gratificante e a todos os que estiveram presentes é deixado um caloroso agradecimento e um convite para que continuem o seu apoio na tarefa de despertar a consciência coletiva para a preservação do património.
 
Poderá ler a notícia da Vida Imobiliária relativa à conferência coorganizada pelo GECoRPA no seguinte endereço:
https://reportugal.vidaimobiliaria.com/atualidade/reabilitacao-urbana/reabilitacao-excelencia-passa-re-capacitar-lisboa/
 
Veja também o vídeo onde Inês Flores-Colen faz um resumo da mesa redonda do dia 8 de abril:
https://www.vidaimobiliaria.com/multimedia/ines-flores-colen-gecorpa-re-lisboa-2022/
05/05/2022

Galeria

IX SRU Lisboa
IX SRU Lisboa
IX SRU Lisboa
IX SRU Lisboa
IX SRU Lisboa
IX SRU Lisboa

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions