Notícias

Actualidade

Conferência em Évora sobre “O Arquiteto e a reabilitação do Património Cultural Construído”

Imagem da notícia publicada no

Iniciativa do Fórum do Património’17 e da Direção Regional de Cultura do Alentejo “Sphera Castris, centro para as artes, ciência e tecnologia” foi o exemplo de projeto "Amigo do Património" em foco na conferência realizada no dia 24 de janeiro, na Casa de Burgos, em Évora, sede da Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo).
05/02/2018

ver +
Actualidade

Samthiago concluiu conservação e restauro na Sala dos Serenins, Palácio Nacional da Ajuda

Sala dos Serenins

A Samthiago, empresa associada do GECoRPA - Grémio do Património, concluiu recentemente um projeto de Conservação e Restauro na Sala dos Serenins, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.
05/01/2018

ver +
Actualidade

Empresa espanhola De Prado Portugal S.A. arrasa dezenas de sítios arqueológicos no Alentejo

Terrenos para plantio, 9 de outubro de 2017. Imagem de Rui Gaudêncio (jornal Público on-line)

Um problema que não é novidade ganhou nova projeção e dimensão com a denúncia feita pela Direção Regional da Cultura do Alentejo (DRCA) junto do Ministério Público (MP) em Beja e da Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) a propósito da preparação de terrenos para plantio de um amendoal pela empresa de capitais espanhóis De Prado Portugal S.A., que arrasou em cinco meses duas dezenas de sítios arqueológicos assinalados no Plano Diretor Municipal de Beja, numa área de 3.000 hectares a 6km de Beja.
29/11/2017

ver +
Actualidade

Fórum do Património 2017 na Assembleia da República

Miguel Velloso (Fórum Cidadania Lx) intervém durante a audiência com a CCCJD

Uma representação do Fórum do Património 2017 (FP'17) entregou a Declaração Final numa audiência com o plenário da Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto.
26/10/2017

ver +
Actualidade

Mestrado de construções históricas da U. Minho ganha prémio Europa Nostra

Paulo Lourenço faz a apresentação do Mestrado em Análise Estrutural de Monumentos e Construções Históricas, na cerimónia de entrega do Prémio Europa Nostra, na Gulbenkian

Decorreu no passado dia 24 de outubro na Fundação Calouste Gulbenkian a cerimónia de entrega do Prémio Europeu Helena Vaz da Silva aos galardoados de 2017. Um deles foi o Mestrado em Análise Estrutural de Monumentos e Construções Históricas (SAHC), que o Prof. Eng. Paulo Lourenço e a sua equipa, vêm promovendo com grande sucesso na Universidade do Minho.
26/10/2017

ver +
Actualidade

80% da Mata Nacional de Leiria lavrada pelas chamas

Pinhal de Leiria, 16 de Outubro de 2017. Fotografia retirada do Jornal de Leiria.

Em menos de 24h arderam 700 anos de património histórico e natural, que ocupa uma área superior a 11.000 hectares na faixa litoral do Concelho da Marinha Grande, no Distrito de Leiria.
20/10/2017

ver +
Actualidade

100 milhões de euros para reabilitação da catedral de Notre-Dame, ao longo dos próximos 20 anos

Gárgula danificada por ação de erosão. Imagem retirada de Wikimedia Commons. Peter Cadogan.

Notícias e fotografias publicadas desde maio deste ano alertam para a urgência de restauro da famosa catedral. As suas estruturas mais carentes de reabilitação são os pináculos, as gárgulas, os vitrais, os arcobotantes, bem como outros elementos altamente danificados. Deste conjunto, as gárgulas construídas no século XIX, essenciais para o correcto escoamento das águas das chuvas, impedindo a sua infiltração no edifício, têm sido os elementos que mais preocupações têm suscitado, uma vez que algumas têm mesmo caído.
17/10/2017

ver +
Arquivo

As ONG do Património podem participar nos processos de licenciamento de empreendimentos que envolvam o Património e, ao limite, impedir a sua concretização

A conferência

“Só não atua quem não quiser”, concluiu José Sardinha, jurista especializado em direito administrativo e orador convidado na conferência "A tutela jurisdicional na defesa do Património Cultural Construído", promovida pelo Fórum do Património 2017.
11/08/2017

ver +
Arquivo

Fórum do Património 2017 divulga as boas práticas na intervenção dos arquitetos no Património

Arquiteto Sérgio José Infante

Promovida pelo Fórum do Património 2017, decorreu no passado dia 11 de julho a conferência "Recuperação arquitetónica – ética e técnica", proferida pelo Arquiteto Sérgio Infante.
23/07/2017

ver +

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions