Notícias

Francisco José Viegas reconhece a importância do Património para a economia do País

Francisco José Viegas, Secretário de Estado da Cultura
Francisco José Viegas, Secretário de Estado da Cultura

Em entrevista concedida ao Jornal Expresso, publicada na edição do passado dia 24 de Março, o actual Secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, referiu-se à conservação e valorização do Património como sendo a grande aposta da Secretaria de Estado da Cultura durante o seu mandato, tendo como objectivo consolidar a imagem de Portugal enquanto destino cultural privilegiado.

Para Francisco José Viegas, o Património vai ser, daqui a uns anos, uma das mais importantes fontes de rendimentos do País, que deve, por isso, concertar esforços no sentido de retirar dividendos do privilégio de usufruir de um património edificado notável que não foi, comparativamente com outras capitais europeias, destruído por qualquer conflito militar.
O Secretário de Estado da Cultura defendeu ainda que, no âmbito do próximo Quadro Comunitário de Apoio, o restauro e a conservação do Património devem ser considerado designío nacional.
No contexto desta legislatura, esclareceu, continuarão a ser definidas e consolidadas diferentes rotas turísticas, de entre as quais se destaca a "Rota das Judiarias" como uma das iniciativas mais promissoras, tirando partido da existência de cerca de um milhão e meio de peregrinos judeus pela Europa, em regime de permanência. A estratégia do desenvolvimento de redes temáticas, sublinhou Viegas, contribuirá também de forma decisiva para o desenvolviemento local.
O GECoRPA - Grémio do Património congratula-se com esta manifestação de intenções, esperando que ela se traduza, em breve, em acções concretas no terreno.

 
26/03/2012

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions