Revista Pedra&Cal

Financiamentos e Apoios na Reabilitação

Indíce

04 Editorial
 Vítor Cóias

05 Sócios apoiantes

06 Microcrédito: uma pedrada no conformismo
O conceito de Microcrédito está intimamente ligado ao Prof. Muhammad Yunus e ao trabalho que desenvolveu no Bangladesh, onde tentou criar instrumentos que o ajudassem a superar a pobreza que o rodeava.
 António Curto

08 Da Reabilitação Urbana ao Património Sustentável
 Catarina Valença Gonçalves

10 Mercado do Arrendamento: A qualidade nas intervenções é crucial
As dificuldades de financiamento para a aquisição de habitação dinamizam presentemente o mercado de arrendamento, abrangendo este grande parte das intervenções que se realizam nos imóveis.
 João Varandas

12 Reabilitação, Requalificação e Remodelação
Tendo presente no dia-a-dia os temas económico e financeiro que dominam a actualidade e os desafios a que estamos submetidos, temos porém a certeza da responsabilidade de acrescentar valor, prosperar e caminhar para um futuro sustentável
 Carlos Bandola, Daniel Pais

14 Reabilitação da Casa de Valongo do Arq. João Andresen
Construída entre 1950-53, a casa de Valongo do Arq. João Andresen destinava-se a habitação familiar, composta pelo casal e 4 filhos*, tendo sido projectada de acordo com as vistas e orientação solar.
 João Carlos Santos. João Paupério, Esmeralda Paupério

18 Castelo de Noudar
A reconstrução da torre sudoeste
 André Lourenço e Silva, João Cordeiro

20 Conservação da fachada norte da igreja de São Vicente de Fora
Limpeza e Remoção dos Graffiti
 Carlos José Abreu da Silva Costa, Isa Machado Lima

22 Telha de mansarda CS Projectar ou reabilitar
Uma solução inovadora para a linha de quebra entre as pendentes
 Sónia Santiago Felgueiras

24 Conservação e Restauro - Os Ciclos de Estudo na Universidade Portucalense (Porto)
A licenciatura de Conservação e Restauro da Universidade Portucalense pretende formar profissionais científica e tecnicamente habilitados para a preservação do património, seja através da criação da própria empresa ou inserção no mercado de trabalho.

26 A recuperação de património
Uma das missões da Parques de Sintra - Monte da Lua, SA
 António Lamas, Gonçalo Simões, Solange Gomes

28 Mouraria Requalificar o passado para construir o futuro
O bairro da Mouraria é alvo de um inovador projecto de requalificação urbana, social e ambiental, que irá potenciar o valor do património histórico arquitectónico e dinamizar actividades multiculturais – a par de criar condições vitais de segurança e
 Victória Fernandes

32 Novo PDM de Lisboa
Uma cidade para o futuro, uma cidade para as pessoas
 Victória Fernandes

34 É preciso ir mais longe na revisão do enquadramento legislativo da reabilitação
Na segunda metade dos anos 90, a redução das taxas de juro, conjugada com a bonificação concedida para compra de habitação própria, contribuiu para uma vaga de construção nova
 Vítor Cóias

36 Igreja Matriz de São Mamede de Valongo
Obras de conservação e restauro (2009-2011)
 José Alfredo Ferreira da Costa

38 Sistemas de Incentivo ao Investimento
Os sistemas de incentivos ao investimento das empresas são instrumentos fundamentais das políticas públicas de dinamização económica. Neste âmbito, são de realçar os incentivos e recursos financeiros disponíveis para as intervenções de conservação, r
 Alexandra Mendonça

40 Conservação e Restauro: Uma receita para a CRISE!?
 José Cornélio da Silva

44 Certificar para construir Confiança
Desde sempre, o termo certificar liga-se ao conceito de “reconhecimento” ou à “confirmação de que algo é verdadeiro”, ambos sinónimos de credbiilidade e rigor
 Paula Pereira

46 Polo Científico, Cultural e Artístico da Cidade
Contra toda a inércia, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência aposta na valorização do seu edificado histórico e científico, pretendendo posicionar-se como a “cidade das artes e das ciências”
 António Sampaio da Nóvoa

50 Sistema de Qualificação para a Reabilitação do Edificado e do Património

52 Notícias

54 Vida Associativa

56 Leis do património
Alterações ao Código dos Contratos Públicos - Erros e omissões Limitação da responsabilidade a 10%
 A. Jaime Martins

57 Agenda

58 Livraria

58 Livraria

60 Associados GECoRPA

62 Perspectivas
Direito ao património!
 José Aguiar

Preço: 5,00 €

N.º 51
Financiamentos e Apoios na Reabilitação


Editorial por Carlos Freire

A actual conjuntura económica, apesar de gerar grandes dificuldades para todos nós e para as pequenas e médias empresas em particular, cria condições especiais para dinamizar a Reabilitação e Restauro das cidades, vilas e aldeias.

Vivemos um período da nossa história que nos leva a reflectir e que deve servir para nos unir, juntar sinergias e pensar na sustentabilidade económica, no relançar do emprego nesta área, na utilização de produtos nacionais, no potencial do incremento da procura turística e no reforço da auto-estima Nacional.

Portugal, com a sua localização privilegiada e com o fantástico clima que possui, poderá atrair milhares de pessoas que valorizem esta qualidade de vida mas, para isso, teremos de imprimir maior preocupação na reabilitação e manutenção do nosso património histórico, designadamente os monumentos nacionais, as cidades reconstruídas e reabilitadas, bem como melhorar as condições de actuação dos nossos agentes directos.

Parece haver indícios de que os governantes estarão a preparar legislação no sentido de melhorar os processos e de incentivar os promotores, as empresas e demais intervenientes na Reabilitação e Restauro a unirem esforços para recuperar os anos de atraso nesta área que deveria ser uma prioridade do País e que se torna agora numa prioridade estratégica de recomendação obrigatória da Troika.

O GECoRPA continua e estará decerto disponível para dar um contributo importante na divulgação das boas práticas e na defesa da Nossa Identidade.

A alteração da designação de Grémio de Empresas de Conservaçâo e Restauro do Património Arquitectónico para somente Grémio do Património pretende a congregação de todos e vem permitir um alargar de objectivos.

Se partilha destes interesses e objectivos e pretende participar junte-se ao GECoRPA.

É minha convicção que um dos factores mais importantes para a dinamização da Reabilitação é a colocação de milhares de pessoas que, desiludidas com a condição de desempregados, estariam dispostas a iniciar uma nova carreira profissional nesta área de tão “simples” formação pois temos excelentes mestres ainda disponíveis e que poderiam ser formadores realizando trabalhos em edifícios de organizações governamentais, organizações sem fins lucrativos, instituições de Solidariedade Social, etc,.

A possibilidade de virem a ser compensadas, isentando-as de alguns impostos, as empresas cumpridoras e que partilhassem esta preocupação, disponibilizando o seu saber, seria outra medida importante.

O microcrédito bem estruturado possibilitaria também a formação de micro empresas nesta área que em muito ajudaria.

A formação de ACE(s) entre empresas permitindo a troca de experiências, seria certamente muito vantajoso para os donos de obra.

Por último, a valorização dos produtos nacionais, incorporando-os nesses trabalhos, permitiria relançar a nossa indústria e consequentemente melhorar a economia, o nosso nível de vida e desenvolver o país.

Estou certo que seria um caminho interessante a prosseguir e que é deste género de iniciativas que estamos carentes.

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions