Revista Pedra&Cal

Pontes que fazem história

Indíce

02 Editorial

04 Reabilitação de pontes de alvenaria
As pontes de alvenaria são estruturalmente constituídas por abóbadas, muros de tímpano e pegões na maioria dotados de talha-mares a montante e por vezes também a jusante
 LUCIANO LOBO

07 As pontes de Lisboa num percurso milenar
O desenvolvimento do comércio terá sido um dos principais impulsionadores para a gradual instalação de uma rede viária terrestre, em articulação com as vias fluviais e as grandes rotas marítimas que, no âmbito do Mediterrâneo, foram implementadas pel
 CLEMENTINO AMARO

12 Estudo de Caso
Reabilitação e reforço da ponte de Tavira
 JÚLIO APPLETON , JOÃO NUNES DA SILVA

15 Pontes romanas no Alentejo
Metodologia de inspecção e monitoragem de pontes de alvenaria
 TAGO RIBEIRO

18 Reforço da ponte rodo-ferroviária de Viana do Castelo
A ponte de Viana do Castelo sobre o rio Lima foi inaugurada em 30 de Junho de 1878. Projectada, construída e montada pela casa Eiffel, a ponte de tráfego misto é formada por um tabuleiro treliçado de ferro, contínuo, com dez tramos totalizando um vão
 J.L.CANCIO MARTINS

20 Entrevista a General Engenheiro Gonçalo Sanches da Gama
A Pedra & Cal entrevistou o General Engenheiro Gonçalo Sanches da Gama, profissional que ao longo de 35 anos trabalhou com o professor Edgar Cardoso.
 ALEXANDRA ANTUNES E ADRIÃO

24 Pontes antigas
Ao abordar o tema "Pontes antigas" pretende-se chamar a atenção para aquelas pontes que têm resistido melhor ou pior à acção do tempo e que fazem parte do nosso património histórico, cultural e artístico e dum modo especial aquelas que mereceram ser
 ANÍBAL AURÉLIO PINTO SOARES RIBEIRO

26 A obra de Eiffel
Revelações de um manuscrito anónimo francês
 PAULO OLIVEIRA RAMOS

32 Uma vida nova para a velha Ponte D. Luiz I, no Porto

33 Quantos euros vale uma ponte?
Sites sobre Pontes na Internet
 JOSÉ MARIA LOBO DE CARVALHO

34 As Leis do Património
Desburocratização e Simplificação
 A. JAIME MARTINS

36 Algumas medidas na construção para a conservação
 NUNO MOREIRA

38 A Sociedade de Geografia de Lisboa segundo o professor Luís Aires-Barros
 ALEXANDRA ANTUNES E ADRIÃO

40 Notícias

41 Agenda

42 Vida Associativa

45 Livraria

48 Associados GECoRPA

52 A tutela do património construído
DGEMN / IPPAR – Ambos necessários. Ambos insubstituíveis
 NUNO TEOTÓNIO PEREIRA

Preço: 4,48 €

N.º 14
Pontes que fazem história


As novíssimas notas de euro exibem, todas elas, gravuras de pontes e isso tem um significado: vencer um obstáculo, transpor uma barreira, comunicar, ligar, progredir, alcançar, chegar.
Ou então voar sobre, passar sem pisar, sem perturbar:

Tu que tens saber profundo,
Que és engenheiro e vês bem,
Ergue uma ponte onde o mundo
Passe sem 'smagar ninguém'

Há uma mística nas pontes (Pontífice: o construtor de pontes). Há uma grande nobreza nestas construções e nos engenheiros que as concebem e executam.

Em Portugal, há uma história escrita nas pontes; desde os romanos ao Estado Novo, passando pelos mouros e filipes; desde a pedra ao betão pré-esforçado, passando pela madeira e pelo aço. Há um nobre património, há uma ténue mensagem que nos chega do passado. Património que tantas vezes malbaratamos e mensagem que tantas vezes ignoramos. A ponto de outros 'lá fora' os valorizarem mais que nós próprios: A ASCE (American Society of Civil Engineers), por exemplo, tem uma ponte portuguesa na lista dos 28 Marcos da História Internacional de Engenharia Civil, ao lado de obras como a Iron Bridge, o Farol de Eddystone ou a Torre Eiffel. Quantos portugueses, mesmo entre os arquitectos e engenheiros, sabem disso?

Conservemos, portanto, as nossas pontes. Se o não fizermos, são vidas humanas que são postas em risco, como os trágicos acontecimentos de Entre-os-Rios demonstraram; mas é também o nosso património e a nossa identidade que se vão perdendo.

 

Lisboa, Maio de 2002
Vítor Cóias e Silva


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