Agenda

Detalhe de Evento:

< voltar

Conferência Internacional "Architectures of the Soul 4

Texto:Call for abstractsArchitectures of the Soul 4 - Religious Heritage: understanding the past, shaping the future
 
Durante séculos, o património construído religioso tem desempenhado um papel essencial na formação de valores sociais, económicos, ambientais e culturais. Grutas, implantações eremíticas, capelas, mosteiros, conventos, igrejas e catedrais dialogaram com a sua envolvente, seja em locais montanhosos ou solitários, vales férteis, centros periféricos ou urbanos. Hoje em dia, a memória destes lugares tende a ser apagada. A secularização de muitos conventos, igrejas ou mosteiros, bem como o abandono ou o escasso uso de outros, levou à perda de uma série de valores materiais. Estes edifícios e paisagens específicos necessitam, portanto, de ser repensados à luz dos desafios contemporâneos. 
 
A 4ª Conferência Internacional "Architectures of the Soul. Religious Heritage: understanding the past, shaping the future" visa promover o estudo científico e a discussão em torno da arquitetura e da paisagem ligada às práticas religiosas e espirituais, com base em experiências de reclusão e solidão. 
 
O evento será acolhido, entre 19 e 21 de Outubro de 2023, pelo Mosteiro de Santa Maria da Vitória (município de Batalha, Portugal), reconhecido como Património Mundial da UNESCO em 1983, há exatamente 40 anos. 
 
A conferência está estruturada em torno de dois temas principais, de modo a compreender os valores históricos e atuais destes lugares e como podem moldar o futuro:   
1. História da experiência religiosa; 2. O futuro do património religioso. 
 
  
Chamada de Resumos: 
Os resumos não podem ultrapassar as 300 palavras, deverão ser escritos em inglês e submetidos antes de 31 de Março de 2023, juntamente com uma breve biografia com até 200 palavras. Cada resumo deve incluir: contexto, objetivo, metodologia, resultados, conclusões e cinco palavras-chave. Caso contrário, o resumo não será considerado. 
 
Após a conferência, será aberta uma chamada de artigos. Os artigos selecionados, através de um processo de revisão por pares duplo-cego, serão publicados num livro internacional com ISBN e/ou edição(ões) especial(is) em revistas científicas indexadas.
 
 
Coordenação científica 
Rolando Volzone (DINÂMIA’CET-Iscte – ISCTE-IUL; CHAIA – UÉ) 
João Luís Inglês Fontes (IEM – NOVA FCSH; UCP – CEHR) 
Joaquim Ruivo (Mosteiro da Batalha – DGPC) 
 
Suporte
Centro Studi Cherubino Ghirardacci, CEPAE, ESACH
 
Media Partners
Pedra&Cal, Thema, European Heritage Tribune
Local:Mosteiro de Santa Maria da Vitória — Batalha, Portugal
Data:19 a 21 de Outubro de 2023
Organização:DINÂMIA’CET-Iscte – ISCTE-IUL; IEM – NOVA FCSH; CHAIA – UÉ; UCP – CEHR; Mosteiro da Batalha – DGPC
Informações:+info: https://www.dinamiacet.iscte-iul.pt/architectures-of-the-soul-2023
Inscrições:+info: https://www.dinamiacet.iscte-iul.pt/architectures-of-the-soul-2023
Contacto:Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100076252081285 
Instagram: https://www.instagram.com/architecturesofthesoul/ 
< voltar

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions