Notícias

As várias obras do atelier Samthiago, associado Grémio do Património, neste último trimestre de 2019

Igreja Matriz de São Pedro do Sul
Igreja Matriz de São Pedro do Sul

Os tetos mudéjares da Catedral do Funchal, a igreja matriz de São Pedro do Sul, a Igreja de São Pedro de Vila Real, restauro do órgão de tubos de Santa Isabel la Real, em Granada, são algumas das últimas obras do currículo do Atelier Samthiago.

Nos últimos 11 anos, a SAMTHIAGO teve o privilégio de acolher inúmeros estágios de alunos de conservação e restauro, inseridos em diversos tipos de protocolo, celebrados e assinados com estabelecimentos de ensino, instituições públicas ou programas de intercâmbio de alunos. Recebemos alunos de 16 estabelecimentos de ensino, oriundos de 6 países diferentes. Procuremos deste modo, continuar a promover e assegurar o nosso papel social no apoio à cultura científica e à formação.

A SAMTHIAGO assinou no passado mês de setembro o contrato para a "Conservação e restauro dos tetos mudéjares das naves e transeptos da Sé do Funchal". O teto mudéjar, com mais de 1.500 m2, é o maior existente em território nacional e um dos maiores da Europa. Elaborado em madeira de cedro insular (juniperus oxycedrus), é construído com complexas armações de carpintaria de alfarge. A ampla campanha de obras de construção, ocorrida em 1514, esteve sob a direção de Pêro Anes, “mestre das obras de Sua Alteza”, que estava à frente de uma larga equipa de carpinteiros, onde, a par dos seus três criados – Bartolomeu, Brás e Cosmo –, tinha sob as suas ordens mais de dezena e meia de carpinteiros, serradores, ajudantes e, inclusivamente, escravos. Segundo dados oficias, registados no Portal Base (portal dos contratos públicos), trata-se do maior contrato público de prestação de serviços de Conservação e Restauro alguma vez realizado em Portugal. A intervenção foi adjudicada pelo Governo Regional da Madeira e deverá estar concluída em 2021.

No passado mês de outubro foi inaugurado o restauro do Órgão de Tubos no Mosteiro de Santa Isabel la Real, em Granada. O trabalho foi desenvolvido graças ao convénio celebrado entre a empresa Cervezas Alhambra, o Patronato de Alhambra e Generalife e o Ayuntamiento de Granada. O instrumento, de estilo barroco ibérico, foi construído por Antonio José Quesada em 1779, reformado em 1806 e 1885 e ainda em meados do século XX por Pedro Ghys, apresentando-se como um dos mais importantes ao nível da região de Andaluzia. A SAMTHIAGO®, num projeto de parceria com a empresa Orgacitores, S.L., ficou responsável pelo trabalho de conservação e restauro da caixa do órgão.

A SAMTHIAGO terminou recentemente a intervenção de conservação dos revestimentos azulejares da Igreja de São Pedro, em Vila Real. Considerada uma das igrejas mais antigas da cidade, foi edificada em 1528. A sua construção durou quase duzentos anos, terminando no ano 1720. A capela-mor, datada de 1692, é toda revestida a azulejos graças à devoção de Domingos Botelho da Fonseca, professo da Ordem de Cristo.

A SAMTHIAGO tem em curso a intervenção de conservação e restauro do património integrado e móvel da Igreja Matriz de São Pedro do Sul. Os trabalhos incluem o tratamento das estruturas retabulares, revestimentos arquitetónicos, mobiliário eclesiástico e esculturas. Adjudicada pela Fábrica da Igreja Paroquial, a intervenção decorre sob o acompanhamento técnico do Departamento de Bens Culturais da Diocese de Viseu e deverá estar concluído nos primeiros meses de 2020.

Fonte: Atelier Samthiago

28/12/2019

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions