Notícias

O SEMINÁRIO GECoRPA - 2019 apresentou Estratégias e Potencialidades na Conservação e Reabilitação do Património na CONCRETA

O seminário GECORPA - 2019 na CONCRETA teve como objetivo a apresentação de um documento estratégico que visa refletir sobre o Património construído e propor um conjunto de recomendações e prioridades na área da conservação e reabilitação do património.

Na sua 29.ª edição, a bienal CONCRETA - OPORTO CREATIVE HEART desenhou uma nova experiência de visita, alicerçada na criatividade, inovação e arte. A criatividade, as tendências, a sustentabilidade e a arquitetura uniram-se à CONCRETA para celebrar o talento e o sucesso da comunidade criativa. Com um formato renovado, a CONCRETA criou de pontes de contacto entre os profissionais e a indústria, numa visão abrangente e integrativa entre os setores. A nova configuração conduziu os visitantes por um percurso pelas principais áreas de exposição do evento, onde se intersetavam as chamadas “Praças Concreta”, espaços de criação e inovação, que deram palco a disciplinas periféricas que cada vez mais interagem no processo de construção, como o design, a ilustração, a fotografia e o vídeo.

O GECoRPA – Grémio do Património tem procurado, ao longo de mais de duas décadas, contribuir para a reabilitação do edificado e para a valorização dos centros históricos e aldeias tradicionais, bem como para a preservação do património, como forma de salvaguardar a nossa herança cultural, que nos honra e que é muito admirada por aqueles que nos visitam. Por outro lado, procura incentivar a qualidade das intervenções de reabilitação divulgando as boas práticas, o que pressupõe projetistas e empresas qualificadas e com competências específicas.

O GECoRPA - Grémio do Património esteve presente no dia 22 de novembro, das 14:30h às 17h, na Sala dos Edifícios Saudáveis, com a apresentação do documento "Conservação e Reabilitação do Património - Estratégias e Potencialidades". O GECoRPA juntou alguns dos seus associados para uma reflexão informada sobre estratégias e potencialidades na Conservação e Reabilitação do Património. A obra conta com a colaboração de Vasco Peixoto de Freitas, Esmeralda Paupério, Alice Tavares, Leonor Medeiros, João Martins Jacinto, Vítor Cóias, José Borges e Filipe Ferreira. A sessão tem o patrocínio da Umbelino Monteiro.
05/12/2019

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions