Notícias

Pedra & Cal e GECoRPA associam-se ao ENCORE 2020 – 4.º Encontro de Conservação e Reabilitação de Edifícios

O evento ENCORE 2020 decorrerá no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa que será, no próximo ano, a Capital Verde Europeia. Com este mote, o encontro proporciona a oportunidade de pensar a sustentabilidade das cidades.

O encontro acontece na continuidade de um percurso que o LNEC tem vindo a percorrer há mais de três décadas: a defesa da conservação e reabilitação do Património. Aproveitando o facto de Lisboa ser a Capital Verde Europeia em 2020, o ENCORE constitui-se como fórum de discussão e uma oportunidade para reflectir as cidades do passado para o futuro. Como lemos no enquadramento do Encontro, "com a valorização explosiva dos Centros Históricos, as problemáticas da Conservação e da Reabilitação são particularmente sensíveis e, de repente, aspira-se em simultâneo a realidades construtivas quase paradoxais. [...] Emerge como fundamental alocar os recursos da ciência e da técnica em prol da Conservação e da Reabilitação: conhecer os métodos construtivos e os materiais tradicionais, para poder intervir sobre o existente sem o descaracterizar, mas conhecer também as novas soluções para a sua consolidação e adaptação, e usar os instrumentos que as novas tecnologias disponibilizam ao setor."
 
A comissão organizadora do 4.º Encontro de Conservação e Reabilitação de Edifícios é presidida por Maria do Rosário Veiga. Ainda é possível inscrever-se como patrocinador  do evento em http://encore2020.lnec.pt/Encore2020PedidoPatrocinios.pdf. Entre os parceiros institucionais do ENCORE (Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património: Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal; Associação Portuguesa de Construção em Madeira e seus Derivados; Associação Portuguesa de Sociologia; Sociedade Portuguesa de Estudos de História de Construção) está também o GECoRPA – Grémio do Património, sendo a sua revista Pedra & Cal um dos media partner do evento. Não podia deixar de o ser, já que o Grémio do Património e os seus associados procuram soluções e compromissos no mesmo âmbito que gerou estes Encontros: "o paradigma do Conservar, como forma de preservar a história, as memórias, a “personalidade” própria e valiosa do tecido urbano; e do Reabilitar, como motor da transformação urbana e instrumento de adaptação a novos usos, funções e exigências". Em 2020 os principais temas do evento serão: Conservação do Património com valor cultural; Patologia, Diagnóstico e Soluções na reabilitação de edifícios; Ambiente e Economia circular na conservação e reabilitação;  Inovação e novas tecnologias aplicadas à conservação e à reabilitação; Habitação e cidade: Políticas de regulação e preservação; Gestão e manutenção do ambiente construído e do património com valor cultural; Reabilitação: uma prática integrada.
30/10/2019

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions