Notícias

GECoRPA na VI Semana da Reabilitação Urbana do Porto 2018

O GECoRPA marcou presença na VI Semana da Reabilitação Urbana do Porto, evento organizado pela Vida Imobiliária e a Promevi, que decorreu entre os dias 26 de novembro e 1 de dezembro, promovendo uma conferência, no dia 28 de novembro, sob o título “Ano Europeu do Património”.

Para esta conferência, que conseguiu reunir um vasto auditório no Pátio das Nações do Palácio da Bolsa do Porto, o GECoRPA reuniu diversas personalidades com trabalho realizado na área do Património para uma reflexão sobre a forma como estamos a intervir no nosso legado histórico. Foram abordados variados temas como os desafios do património cultural e industrial, as preocupações e especificidades do projeto de conservação e reabilitação do património arquitetónico, a reabilitação urbana e a proteção do património e as mudanças climáticas e riscos no património.

Houve também espaço para apresentação de algumas obras de conservação e reabilitação de referência nas quais participaram os associados do GECoRPA: Pretensa, Atelier Samthiago, NCREP, 3M2P, Monumenta, Alfredo & Carvalho, Umbelino Monteiro, AOF, STB, Instituto Politécnico de Tomar, S&P, Rothprojetos e CBC.

No debate final foi relevado o papel da reabilitação do património edificado para o sector da construção e para o turismo cultural em Portugal, bem como a necessidade de uma abordagem metodológica para o sucesso das operações de reabilitação, desde o diagnóstico à conclusão da obra.

Além da conferência, durante todo o certame, o GECoRPA esteve presente no seu stand, onde foi possível divulgar a sua atividade e publicações.

Foram conferentes:

Arq.º João Carlos Santos (Subdiretor Geral da DGPC)
  • “Os desafios do Património Cultural.”
Arq.ª Soraya Genin (Presidente do ICOMOS)
  • “O Projeto de Conservação e Reabilitação do Património Arquitetónico.”
Arq.ª Alice Tavares (Ordem dos Arquitetos)
  • “Qualificar vs Destruir: A criação de sinergias para o Património.”
Dr. Jorge Custódio (Universidade Nova de Lisboa)
  • “Usos e novos usos do património industrial.”
Prof. Vasco Peixoto de Freitas (Prof. Catedrático da FEUP e Presidente do GECoRPA)
  • “Mudanças climáticas e riscos no património.”
  • Obras de conservação e reabilitação dos associados GECoRPA.
Eng.º Filipe Ferreira (AOF) e Arq.º José Borges (CBC)
  • Debate e Sessão de encerramento.
05/02/2019

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions