Notícias

O Sistema de Qualificação para a Reabilitação do Edificado e do Património (SQREP) foi apresentado no dia 7 de novembro no Hotel Sheraton

Desafiando o protagonismo que eventos como o WebSummit monopolizam na comunicação social, o GECoRPA reuniu em Lisboa, no passado dia 7 de novembro, pelas 17 horas, diversos intervenientes para apresentar o resultado de anos de investigação e agilização de recursos em torno de um necessário método para qualificação dos atores e empresas que trabalham no setor da reabilitação do edificado e do património.

O presidente do Grémio do Património, Vasco Peixoto de Freitas, manifestou o seu regozijo pela apresentação desta obra dos autores Vítor Cóias e João Martins. Após breves palavras, em que reforçou a vontade do GECoRPA estar ativamente associado a iniciativas que promovam a qualidade na qualificação, Vasco Peixoto de Freitas deu palavra aos oradores convidados para apresentar a obra.

Pelo Centro Nacional de Cultura, Maria Calado falou brevemente sobre “o valor do Património cultural e a importância da sua salvaguarda”. Chamando a atenção para os momentos de criação dos conceitos que usamos para nomear o edificado, Maria Calado sublinhou a necessidade de formação no momento de pensar a materialidade do Património, seja ele considerado material ou imaterial, e esteja ele dentro do que se designa por paisagem cultural ou paisagem urbana histórica.

Seguidamente, Luís Guerreiro, professor do Instituto Superior Técnico, veio reforçar as ideias de multidisciplinaridade e complexidade na formação de profissionais e empresas ligadas à área em ascensão na reabilitação. Usar a regulamentação para validar processos e soluções que têm em conta a história dos edifícios nem sempre se coaduna com a formação académica ainda excessivamente centrada no uso do betão e do metálico.

Os dois oradores convidados louvaram o aparecimento de um sistema tão completo como o Sistema de Qualificação para a Reabilitação do Edificado e do Património (SQREP), sistema idealizado por Vítor Cóias e convertido em aplicação informática por João Martins. Os autores tomaram a palavra para explicar o desenvolvimento do conceito e para demonstrar a utilização possível da aplicação associada.

Vítor Cóias relembrou o seu percurso, enquanto fundador e presidente do GECoRPA, com o objetivo de garantir o primado da reabilitação sobre a construção nova. Alcançado esse objetivo, como revelam já os números de intervenções de requalificação e reabilitação em Património, ficava por esclarecer como garantir a qualidade nessas intervenções e como convencer as empresas da área da construção de que a reabilitação é, e será, uma mais-valia no setor, aproveitando o know-how a experiência acumulada pelos profissionais ao seu serviço.

O manual do SQREP vem precisamente demonstrar a possibilidade de articulação dos recursos humanos (em 400 tipologias) com funções técnicas (mais de 900) que as empresas do setor da construção podem validar neste sistema, aplicável em três áreas de atividade: projeto e consultoria; inspeções e ensaios; execução (empreiteiros e subempreiteiros). Foi o que o público verificou na demonstração da aplicação desenvolvida para implementação do SQREP, oferecida por João Martins. Donos de obra e entidades promotoras, empresas fornecedoras de serviços, profissionais dos vários níveis de qualificação, entidades certificadoras de pessoas e de empresas, entidades formadores e formadores, têm agora à sua disposição uma ferramenta capaz de otimizar a categorização dos serviços que prestam.

Da audiência de mais de duas dezenas de intervenientes, de que salientamos a presença de representantes da Secretaria de Estado da Habitação, da DGPC e da Ordem dos Engenheiros; de onde foi notada a ausência de representantes de outras entidades como o IEFP; surgiu a uníssona opinião positiva em torno da aplicação, mas também a questão da sua aplicabilidade. A implementação do SQREP, como vincou Vítor Cóias, só pode ser, neste momento, voluntária e escalonada. Se existe demasiada permissividade e carência de mecanismos que garantem o mínimo de qualidade nas intervenções de requalificação e reabilitação de património, o SQREP surge como possível resposta.

O livro apresentado é, portanto, o manual de um sistema pronto a aplicar por todos os intervenientes interessados em potenciar a qualidade e a experiência profissional de um setor em crescimento desregulado no nosso país. O GECoRPA tem o privilégio de promover esta aplicação, estando ao dispor dos seus associados para implementar este importante instrumento de trabalho.

Mais info em sqrep.com.

Vídeos

Resumo da sessão

Maria Calado

Luís Guerreiro

Vítor Cóias

Galeria



© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions