Notícias

Plano de Sustentabilidade Financeira do GECoRPA

Em Novembro de 2010, na sequência de uma decisão tomada em Assembleia Geral, o GECoRPA pôs em marcha uma iniciativa destinada a conseguir a sustentabilidade financeira da associação.

Em Novembro de 2010, na sequência de uma decisão tomada em Assembleia Geral, o GECoRPA pôs em marcha uma iniciativa destinada a conseguir a sustentabilidade financeira da associação. Três meses depois, a partir de uma análise cuidada ao trabalho que o GECoRPA tem vindo a desempenhar e das suas potencialidades enquanto movimento associativo, foi possível delinear um Plano de Sustentabilidade Financeira para o biénio 2011-2013.

Com uma aposta sólida no reforço da comunicação interna e externa, em recursos humanos especializados, parcerias estratégicas e na procura de fontes diversificadas de financiamento, o plano, que detalha mais de trinta técnicas de angariação de fundos, foi concebido em conjunto com a equipa dirigente e executiva do GECoRPA, e com participação dos associados, simultaneamente capacitando a organização para a implementação de um plano deste tipo. Potenciando acções e técnicas já encetadas pela Associação como as formações, as vendas de publicações ou os eventos, foram introduzidas novas metodologias que apelam a públicos diversificados, de todas as faixas etárias, interesses e formações. O Plano aposta, de forma clara, no aumento do número de associados do GECoRPA, tanto colectivos quanto individuais, mas também na obtenção de donativos de outras categorias de apoiantes.

Utilizando a potencialidade das novas tecnologias – sites, redes sociais e bases de dados – o GECoRPA pretende reposicionar-se como uma organização activa e dinâmica, atenta aos seus públicos e aos temas da sua especialidade. Também a tecnologia permitirá fazer uma avaliação rigorosa dos resultados do plano e uma plena prestação de contas.

Um dos principais instrumentos do Plano é a implementação do Sistema de Qualificação GECoRPA que, além das suas potencialidades em termos financeiros, permitirá ao GECoRPA desempenhar um papel activo na luta pela qualidade das intervenções e da importância de ter recursos especializados para fazê-las, entrando no mercado da certificação, o que pode, por seu turno, potencializar outras áreas.

Em Março de 2011, o Plano foi apresentado aos associados do GECoRPA num almoço de trabalho, onde se destacou o potencial de crescimento do GECoRPA, focando o Plano como um instrumento para conseguir a sustentabilidade que a organização almeja e que ao fim de treze anos de árduo trabalho tanto merece.

O Plano de Sustentabilidade Financeira do GECoRPA foi desenvolvido em conjunto com a Stone Soup Consulting (www.stone-soup.net), empresa especializada no fortalecimento institucional das Organizações do Terceiro Sector.

Cláudia Pedra,

Stone Soup Consulting
21/07/2011

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions