Notícias

Visita Estaleiro-Aberto à Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Caminha: visita aos trabalhos e reabertura às celebrações dominicais

Cerimónia de reabertura da Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Caminha às celebrações dominicais.
Cerimónia de reabertura da Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Caminha às celebrações dominicais.

O Atelier Samthiago, em colaboração com o GECoRPA - Grémio do Património e no âmbito das Comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2014, promoveu uma visita "Estaleiro-Aberto" para dar a conhecer a intervenção de conservação e restauro do património histórico e artístico da Igreja.

O grupo contou com a presença de 19 participantes, e a mesa de oradores foi composta por Carlos Costa e Fernanda Araújo, do Atelier Samthiago, e pelo Sr. Provedor Carlos Alberto Fernandes. As comunicações abordaram a execução dos trabalhos de conservação e restauro da talha e o tratamento e pintura do teto da nave e do coro-alto.

A intervenção, inserida numa candidatura aprovada do "ON.2 – O Novo Norte", inclui ainda a recuperação do Órgão de Tubo, o tratamento da fachada e a publicação de uma monografia, que se encontra em elaboração e que marcará as comemorações dos 500 anos da instituição em 2016.

O evento incluiu a cerimónia de reabertura do templo às celebrações dominicais, após um encerramento de 5 meses devido a uma complexa estrutura de andaime instalada no interior da igreja.

A Igreja da Misericórdia, edifício em vias de classificação, situa-se no centro histórico de Caminha, inserida na Zona Especial de Proteção da Torre do Relógio. Da construção original, iniciada em 1559, resta o portal principal, sendo a atual traça do edifício resultado das campanhas realizadas durante o séc. XVIII.

29/04/2014

Galeria


Visita Estaleiro-Aberto à Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Caminha. Fotografia: Antero Leite.

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions