Notícias

GECoRPA celebrou o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2014

Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Caminha
Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Caminha

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios celebrou-se este ano entre os dias 12 e 20 de abril, dedicado ao tema "Lugares da Memória. O GECoRPA - Grémio do Património participou mais uma vez na programação oficial das comemorações definida pela Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC).

O GECoRPA realizou duas Visitas Estaleiro-Aberto em parceria com os associados Atelier Samthiago e o NCREP, e organizou, em colaboração com a Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos (APAC) e com o apoio da Transtejo, um passeio fluvial no Tejo pelas "Fortificações da Lisboa Ribeirinha".

No dia 12 de abril teve lugar a primeira visita Estaleiro-Aberto no Porto, a duas obras de reabilitação em curso em dois edifícios que se localizam no centro histórico, zona Património Mundial, na Rua dos Caldeireiros e na Rua da Lada, realizada pelo NCREP. Em Caminha, no dia 13 de abril, o Atelier Samthiago fez uma Visita Estaleiro-Aberto à Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Caminha, com o intuito de dar a conhecer os trabalhos de conservação e restauro do Património histórico e artístico realizados na igreja, nomeadamente a execução dos trabalhos de conservação e restauro da talha, da pintura da igreja e o tratamento do teto da nave e do coro-alto.

O passeio fluvial pelas "Fortificações da Lisboa Ribeirinha" decorreu nos dias 13 e 16 abril, antecedido de uma apresentação introdutória em que o orador, com o auxílio de reproduções de gravuras e fotografias antigas, explicou os monumentos a serem observados, a sua história e a arquitectura militar. Pretendeu-se neste passeio identificar as principais fortificações vistas do estuário, conhecer o Baluarte do Terreiro do Paço, o Castelo de Almada, o Forte da Junqueira, o Forte de São Sebastião da Caparica (Torre Velha) e a sua irmã mais nova, a Torre de Belém, e o Bugio, que cruzava fogos com o Forte de São Julião da Barra.

11/04/2014

Galeria

Passeio de barco no Tejo
Passeio de barco no Tejo
Passeio de barco no Tejo
Passeio de barco no Tejo

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions