Notícias

Conferência "Boas Práticas na Reabilitação Urbana"

O GECoRPA - Grémio do Património, que tem como primeiro grande objetivo promover a reabilitação do edificado e da infra-estrutura como alternativa à construção nova, organizou a conferência de encerramento da Semana da Reabilitação Urbana, que teve lugar no Auditório do MUDE, durante a tarde do dia 26 de março.

Reabilitação Urbana impôs-se, finalmente, como prioridade na gestão e valorização das cidades portuguesas. Em Lisboa, a Reabilitação Urbana é claramente assumido pela autarquia como o vetor estratégico dominante.

Mas, como sempre acontece, uma boa estratégia pode ver os seus efeitos mitigados, dependendo do modo como é posta em prática e das opções que se fazem no terreno. Desde logo, a reabilitação urbana não pode ser feita à custa da descaraterização da cidade consolidada, e, muito menos, ao arrepio do tecido social envolvido. As intervenções têm de ter uma escala apropriada e não podem ser fracionadas, privilegiando determinadas vertentes (por exemplo, conforto e habitabilidade, estética) e esquecendo outras (por exemplo, desempenho energético, segurança estrutural). Finalmente, e no que toca ao edificado, têm de ser eficazes e económicas, e, ao mesmo tempo, compatíveis com as limitações impostas pela vetustez do tecido urbano. Daí que seja essencial definir e estruturar um conjunto de boas práticas e promover atempadamente a sua disseminação entre os decisores e agentes envolvidos pela reabilitação urbana.

Aproveitando a Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, o GECoRPA - Grémio do Património considerou que seria útil alertar para a importância das boas práticas e apontar, desde já, algumas pistas.

Consulte aqui o programa.

24/03/2014

Documentos

Autor(es) Descrição Data Documento
Vítor CóiasQualificação para a Reabilitação
A caminho da qualidade na reabilitação do edificado e do património
26/03/2014 00:00:00pdf SQREP1.pdf

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions