Notícias

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios - 18 de abril

Intervenção do Atelier Samthiago na Igreja Matriz de Freixo de Numão (Vila Nova de Foz Coa)
Intervenção do Atelier Samthiago na Igreja Matriz de Freixo de Numão (Vila Nova de Foz Coa)

À semelhança do que tem acontecido em edições anteriores, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) convidou o Grémio do Património a associar-se às celebrações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios - 18 de abril - através da programação de um conjunto de iniciativas que destacam a temática definida para este ano: "Património + Educação = Identidade".

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado em 1982 pelo ICOMOS Internacional (Conselho Internacional dos Monumentos e dos Sítios). O tema eleito, pela DGPC, para as celebrações deste ano procura sensibilizar para a riqueza e complexidade do património relacionado com a educação nas suas várias expressões, reforçando que a relação entre Património e Educação é indispensável na formação, na consolidação e na recuperação da Identidade Cultural.
 
Nesse âmbito, o GECoRPA - Grémio do Património, para além de uma atividade pedagógica direcionada para a comunidade escolar, organiza duas iniciativas abertas ao público em geral: uma Visita Estaleiro-Aberto à Igreja Matriz de Freixo de Numão (Vila Nova de Foz Coa), em parceria com o Atelier SAMTHIAGO, e o concurso "Desenha o teu monumento favorito" que, no Facebook, se destina a crianças entre os 5 e os 10 anos.

Visita Estaleiro-Aberto à Igreja Matriz de Freixo de Numão
(Vila Nova de Foz Coa)

Dia: 20 de abril
Hora:10h00 - 13h00
Ponto de Encontro: Igreja de Freixo de Numão (Vila Nova de Foz Coa)
Organização: Atelier SAMTHIAGO
Inscrição: prévia, obrigatória e gratuita, limitando-se a 20 participantes
Contactos: geral@samthiago.com ou 258825385.

Os participantes terão oportunidade de acompanhar os trabalhos de conservação e restauro da talha dourada e da pintura sobre madeira da Igreja, levados a cabo pelo Atelier SAMTHIAGO, empresa associada do GECoRPA desde 2009. O projeto, que deverá estar concluído em finais do mês de maio, prevê o tratamento de cinco estruturas retabulares, de algumas pinturas sobre tela, de uma pintura mural, bem como do teto em caixotões da Capela-Mor.

A visita pretende dar a conhecer a intervenção, bem como o património de Vila Nova de Foz Coa, estando previsto um passeio durante a tarde pela vila e a entrada, gratuita e orientada, no Museu da Casa Grande. Existirá ainda a possibilidade de reserva para almoço.

Concurso "Desenha o teu monumento favorito"
A funcionar através do Facebook, e direcionada para crianças entre os 5 e os 10 anos de idade, pretende estimular a curiosidade pelo Património edificado, promovendo a consciência da importância da sua preservação.
Mais informações aqui.


03/04/2013

Documentos

Autor(es) Descrição Data Documento
Visita Estaleiro-Aberto à Igreja Matriz de Freixo de Numão
05/04/2013 00:00:00pdf freixo_numao.pdf
Programação Geral da DGPC l Dia Internacional dos Monumentos e Sítios - 18 de abril de 2013
09/04/2013 00:00:00pdf ProgramaDIMS2013final.pdf

Galeria

Cartaz promocional
Cartaz promocional
Cartaz promocional
Igreja Matriz de Freixo de Numão (Vila Nova de Foz Coa)
Concurso - Desenha o teu monumento favorito

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions