Notícias

Grémio do Património assina protocolo de colaboração com a União das Misericórdias Portuguesas

Filipe Ferreira (GECoRPA), Manuel de Lemos (UMP) e Vítor Cóias (GECoRPA)
Filipe Ferreira (GECoRPA), Manuel de Lemos (UMP) e Vítor Cóias (GECoRPA)

O estabelecimento deste protocolo traduz a vontade das duas entidades colaborarem com vista à adequada preservação do vasto Património à guarda das Misericórdias portuguesas.

Decorreu, no passado dia 13 de fevereiro, na sede da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), no Palácio dos Vianinhas, em Lisboa, a assinatura do protocolo de colaboração entre esta entidade e o GECoRPA - Grémio do Património. Compareceram, para o efeito, em representação do Grémio, os membros da direção Vítor Cóias e Filipe Ferreira. A UMP fez-se representar pelo presidente, Manuel de Lemos.
 
O estabelecimento deste protocolo traduz a vontade das duas entidades colaborarem com vista à adequada preservação do vasto Património à guarda das Misericórdias portuguesas. Enquanto legado histórico de valor inestimável, este Património deve ser intervencionado usando exclusivamente práticas consagradas de reabilitação, conservação e restauro, e recorrendo aos profissionais e às empresas mais qualificadas.
 
Ao longo de mais de cinco séculos, as Misericórdias Portuguesas espalhadas pelo país – a UMP, criada em 1976, integra e coordena aproximadamente cerca de 400 – reuniram um vasto património imóvel e móvel que, desde 1997, tem sido gerido no âmbito do Gabinete do Património Cultural da UMP, dirigida por Mariano Cabaço.
 
O presente protocolo estabelece, no seu clausulado, que a UMP recomendará aos seus associados a adoção, na seleção dos profissionais e das empresas que preparam, projetam e executam as intervenções, de critérios compatíveis com as competências reconhecidas pelo Grémio do Património. Prevê também, entre outras áreas de colaboração, a organização, em regime de parceria, de iniciativas no âmbito da formação profissional.
 
Os signatários esperam que o protocolo se traduza na adoção e divulgação conjunta de iniciativas que promovam as boas práticas e deem a conhecer o trabalho das Misericórdias em prol da salvaguarda do Património à sua guarda.
20/02/2013

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions