Notícias

Levar a teoria e a investigação às práticas. Realiza-se em Coimbra o III Simpósio de Argamassas

Será em outubro, dias 11 e 12, que escolas, instituições e empresas poderão discutir as suas mais recentes contribuições no desenvolvimento tecnológico na área dos materiais e técnicas na utilização de argamassas como solução de reboco e revestimento de edifícios, juntando para esta feita o industrial e o académico num encontro que já vai na sua terceira edição. Ainda se encontram abertas as inscrições!

“Dinamizar a transferência de tecnologias, saber e saber-fazer entre a Universidade, a Indústria e a Sociedade” é um dos objetivos fundamentais do ITeCons – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade, sediado na Universidade de Coimbra. O terceiro Simpósio de Argamassas, a realizar a 11 e 12 de outubro, em Coimbra, é um dos momentos em que este objetivo se cumpre. A utilização de revestimento em argamassa continua a ser uma das formas mais comuns de rebocar edifícios em Portugal, novos ou antigos, por dentro ou por fora.
 
Embora ainda não se tenham atingido as metas desejáveis no que concerne o mercado da reabilitação, já que ainda se vem insistindo na construção nova, ambos sectores industriais necessitam apostar na inovação e no conhecimento, de forma a dar resposta à preocupação generalizada com o equilíbrio ambiental e a sustentabilidade energética do património construído, seja ele de cariz histórico, monumental, seja ele arquitetura corrente.
 
É neste âmbito que o ITeCons vem reunir construtores, fabricantes, investigadores, prescritores, projetistas e outros atores dos sectores de argamassas e de sistemas térmicos de revestimento. Procurar-se-á debater as tendências atuais e o desenvolvimento de novos produtos e soluções construtivas, além de proporcionar às escolas, instituições e empresas a possibilidade de divulgar os temas do Simpósio. Este ano serão abordadas as seguintes temáticas: argamassas inovadoras; argamassas térmicas; argamassas sustentáveis; inspeção e diagnóstico de patologias; argamassas para edifícios antigos; soluções térmicas de revestimento (ETICS e outras).
 
A Universidade realiza-se assim, partilhando inovação e conhecimento com a sociedade civil, nomeadamente com os agentes do sector que procuram o melhor do desenvolvimento que a tecnologia permite, no que concerne a construção, a reabilitação, a eficiência dos edifícios, mas também na economia circular que se pode gerar em torno dos materiais utilizados e da rua reutilização.
 
O ITeCons, a Universidade de Coimbra e a Associação de Fabricantes de Argamassas e ETICS organizam, com os patrocínios de Farcimar, Grupo Puma, Gyptec Ibérica, Mapei, Primefix, Rockwool, Sanjose Constructora, Secil, e com os apoios institucionais da Ordem dos Engenheiros e da Ordem dos Engenheiros Técnicos. Ajudam à divulgação a Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção, o Centro Habitat, a Construção Magazine e o GECoRPA – Grémio do Património.
 
Indústria informada, Universidade partilhada, e as melhores soluções para a habitação e para o planeta: a Sociedade agradece!
11/07/2018

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions