Notícias

Mestrado de construções históricas da U. Minho ganha prémio Europa Nostra

Paulo Lourenço faz a apresentação do Mestrado em Análise Estrutural de Monumentos e Construções Históricas, na cerimónia de entrega do Prémio Europa Nostra, na Gulbenkian
Paulo Lourenço faz a apresentação do Mestrado em Análise Estrutural de Monumentos e Construções Históricas, na cerimónia de entrega do Prémio Europa Nostra, na Gulbenkian

Decorreu no passado dia 24 de outubro na Fundação Calouste Gulbenkian a cerimónia de entrega do Prémio Europeu Helena Vaz da Silva aos galardoados de 2017. Um deles foi o Mestrado em Análise Estrutural de Monumentos e Construções Históricas (SAHC), que o Prof. Eng. Paulo Lourenço e a sua equipa, vêm promovendo com grande sucesso na Universidade do Minho.

O SAHC visa proporcionar formação avançada no domínio da conservação e da reabilitação estrutural do património cultural construído. Segundo Paulo Lourenço, "O património cultural construído está em risco devido a uma série de fatores, incluindo a degradação natural, as intervenções humanas, os riscos naturais e as alterações climáticas. A Europa tem sido líder mundial no domínio da conservação de edifícios do património cultural, desde as primeiras abordagens, do Renascimento à Revolução Industrial, até aos dias de hoje".

Este mestrado, que tem sido financiado pela Comissão Europeia, envolve a Universidade Técnica Checa em Praga (República Checa), a Universidade Politécnica da Catalunha - Barcelona Tech (Espanha) e a Universidade de Pádua (Itália), coordenadas em Guimarães, pela U. Minho. Tem vindo a receber anualmente cerca de 400 candidaturas para uma média de 35 vagas disponíveis. O SAHC destaca-se pelo seu alcance global, com alunos de 62 países, vindos predominantemente da Europa, mas também dos EUA, Irão, China, Colômbia, Canadá e México. A idade média dos inscritos é de 27 anos, combinando estudantes recentemente graduados com profissionais mais experientes.

O outro galardoado português deste ano foi o projeto de Reabilitação e Valorização da Igreja e Torre dos Clérigos, que foi apresentado pelo Arq.º João Carlos dos Santos.

Na cerimónia, que decorreu com a presença do Ministro da Cultura e foi encerrada pelo Presidente da República, foram também distinguidos com o Prémio Europa Nostra a eurodeputada italiana Sílvia Costa e o realizador alemão Wim Wenders pelo seu contributo para a divulgação do Património Cultural Europeu.

Mais pormenores sobre o Mestrado de Paulo Lourenço e a sua equipa aqui.

26/10/2017

Galeria


Paulo Lourenço faz a apresentação do Mestrado em Análise Estrutural de Monumentos e Construções Históricas, na cerimónia de entrega do Prémio Europa Nostra, no Auditório 2 da Gulbenkian

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions