Notícias

Participação do Grémio do Património na VI Semana de Reabilitação Urbana

Vasco Peixoto de Freitas na VI Semana da Reabilitação Urbana
Vasco Peixoto de Freitas na VI Semana da Reabilitação Urbana

O Grémio do Património esteve presente na VI Semana de Reabilitação Urbana de Lisboa, com duas apresentações por membros da sua direção.

O GECoRPA – Grémio do Património foi convidado pela Vida Imobiliária a participar na VI Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, que se realizou no Pátio da Galé.
 
No dia 9 de abril, das 10h30 às 10h45, o arquiteto José Borges, membro da Direção do GECoRPA, apresentou O Desafio da Reabilitação com Respeito pela Memória do Edificado. Procurava-se nesta sessão perceber se a missão do Arquiteto é (im)possível, identificando os diversos desafios na abordagem holística que se percebe hoje como exigência absoluta para uma boa intervenção em reabilitação urbana. A sessão foi apresentada pelo Presidente da Ordem dos Arquitetos e pelo Diretor da Vida Imobiliária, José Manuel Pedreirinho e António Gil Machado. Participaram da discussão Miguel Batista-Bastos, professora da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, e Pedro Santos, administrador da Reynaers Portugal. Precisamente para poder materializar as ideias discutidas foram comentados por membros do júri do Prémio de Reabilitação Urbana diversos casos de reabilitação urbana em Lisboa premiados anteriormente pela Vida Imobiliária.
 
O Professor Vasco Peixoto de Freitas, Presidente da Direção do GECoRPA, apresentou no dia 10 de abril, das 10h45 às 11h00, o tema A Visão da Engenharia para uma nova Regulamentação da Reabilitação, acompanhado por António Vilhena, Paulo Candeias, Alfredo Campos Costa e António Correia, João Carlos Santos, Bárbara Campelo, Joana Mourão, Marluci Menezes e Raimundo Mendes Silva, numa sessão conduzida pelo diretor da Vida Imobiliária e por Carlos Pina, diretor do LNEC. Buscaram-se respostas para o futuro: quais os resultados de um ano de programa Reabilitar como Regra e quais as consequências do fim do Regime Excecional para a Reabilitação Urbana; como é que as missões básicas da formação ética do Engenheiro Civil (a segurança, a saúde e o bem-estar das pessoas) se coaduna com a reabilitação urbana que procura manter a história pré-existente dos edifícios adaptando-os aos níveis de conforto mínimo adquiridos pelas últimas gerações que os projetam para as próximas?
 
Nos espaços público e privado, a luta pela ideia de reabilitação conseguiu já tornar este num dos setores mais importantes e produtivos na área da construção. Em eventos como a Reabilitação Urbana, o GECoRPA congratula-se por ver o debate avançar no sentido de premiar, reconhecer e divulgar as que são as boas práticas de conservação e reabilitação do Património.
24/04/2019

Galeria

VI Semana de Reabilitação Urbana de Lisboa
VI Semana de Reabilitação Urbana de Lisboa
VI Semana de Reabilitação Urbana de Lisboa
VI Semana de Reabilitação Urbana de Lisboa
VI Semana de Reabilitação Urbana de Lisboa

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions