Notícias

A reabilitação “Amiga do Património” dos centros históricos

Realizou-se em Faro, no dia 26 de Abril, uma conferência sobre reabilitação de edifícios antigos, sob o patrocínio da associação Fórum do Património’17 (FP’17).
No início, Fernando Silva Grade, artista plástico, explicou o sentido e pertinência da mesma, referindo, de seguida, o papel desempenhado pelo FP’17 na divulgação e dinamização da problemática da reabilitação e da defesa do património, cuja integridade está ser posta em causa em quase todo o país, em resultado da grande pressão urbanística que se faz sentir.
 O palestrante escolhido foi o arquiteto Filipe Monteiro, que se tem afirmado nos últimos anos na realização de um assinalável conjunto de projetos de reabilitação de edifícios antigos na cidade de Olhão. Esta cidade do sul de Portugal, detentora de um património arquitetónico singular, tem sofrido nas últimas décadas um processo impiedoso de abandono e/ou descaracterização. Tem sido neste cenário que o arquiteto Filipe Monteiro tem levado a cabo uma vasta sequência de reabilitações em edifícios arruinados ou desfigurados utilizando técnicas e materiais tradicionais, conseguindo, deste modo, fazer renascer uma arquitetura em vias de extinção.
Na sua intervenção, o arquiteto divulgou uma série de imagens dos seus projetos, mostrando a progressão da obra desde o começo, quando o edifício se encontrava em estado de degradação e/ou descaracterização, até ao resultado final, incluindo numerosos detalhes sobre as circunstâncias do decurso dos trabalhos.
Após a intervenção do arquiteto iniciou-se um período de debate de cerca de uma hora, em que os elementos da assistência levantaram várias questões, proporcionando uma viva troca de ideias, tendo o palestrante esclarecido determinados pontos e aprofundado alguns aspetos específicos relacionados com a problemática em questão.
No final a jornalista Raquel Ponte encerrou a conferência referindo os pontos essenciais que ressaltaram da matéria tratada.
10/05/2018

Galeria

CONFERÊNCIA SOBRE REABILITAÇÃO “AMIGA DO PATRIMÓNIO” DE EDIFÍCIOS ANTIGOS
CONFERÊNCIA SOBRE REABILITAÇÃO “AMIGA DO PATRIMÓNIO” DE EDIFÍCIOS ANTIGOS
CONFERÊNCIA SOBRE REABILITAÇÃO “AMIGA DO PATRIMÓNIO” DE EDIFÍCIOS ANTIGOS
CONFERÊNCIA SOBRE REABILITAÇÃO “AMIGA DO PATRIMÓNIO” DE EDIFÍCIOS ANTIGOS

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions