Notícias

Fórum do Património 2017 na Assembleia da República

Miguel Velloso (Fórum Cidadania Lx) intervém durante a audiência com a CCCJD
Miguel Velloso (Fórum Cidadania Lx) intervém durante a audiência com a CCCJD

Uma representação do Fórum do Património 2017 (FP'17) entregou a Declaração Final numa audiência com o plenário da Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto.

A reunião, presidida por Edite Estrela, contou com a presença de doze deputados em representação dos cinco principais partidos. Teve lugar a pedido do FP'17, com o objetivo de entregar a Declaração Final adotada unanimemente no sessão final do encontro de ONG do Património, de 10 de abril do corrente ano.

Pelo FP'17 estiveram presentes Fernando Grade e Miguel Velloso, do Fórum Cidadania Lx, Eduardo Tavares e Gustavo Pimentel pela Associação de Estudo e Defesa do Património Histórico-Cultural de Santarém (AEDPHCS) e Vítor Cóias, pelo GECoRPA – Grémio do Património, que tem vindo a coordenar os trabalhos da Comissão Organizadora do FP'17. Participou também Soraya Genin, em representação do ICOMOS Portugal, entidade que tem apoiado a iniciativa desde a primeira hora.

A presença da delegação do FP'17 suscitou grande interesse por parte dos cinco partidos presentes, tendo intervindo a(o)s deputada(o)s Helga Correia, do PSD, Carla Sousa, do PS, Jorge Campos do Bloco de Esquerda, Teresa Caeiro, do CDS e Ana Mesquita, do PCP. Todos mostraram grande sensibilidade às questões que se colocam atualmente no domínio da salvaguarda do Património Cultural Construído face às limitações do Orçamento do Estado. Manifestaram também grande interesse pelos contributos e propostas das ONG portuguesas do Património, reunidas no FP'17.

Todos os conteúdos do Fórum do Património 2017, que teve lugar em 10 de abril de 2017 na Sociedade de Geografia de Lisboa, estão disponíveis através do n.º 62 da revista "Pedra & Cal" e podem ser vistos e descarregados aqui.

A Declaração Final do FP'17 foi subscrita por 37 ONG portuguesas vocacionadas para a salvaguarda do Património Cultural Construído de todo o País, em representação de cerca de 4 mil cidadãos interessados. Pode ser lida aqui.

26/10/2017

Galeria


Eduardo Tavares (AEDPHC) intervém durante a audiência com a CCCJD

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions