Notícias

Portugal quer continuar a brilhar no "World Skills"

Imagem da competição de 2013, em Leipzig, Alemanha.
Imagem da competição de 2013, em Leipzig, Alemanha.

Os jovens artífices portugueses preparam-se em Coimbra para a próxima edição do Campeonato Mundial de Profissões, onde se têm distinguido pela positiva.

Em agosto do ano passado decorreu em São Paulo, Brasil, o 43.º Campeonato Mundial de Profissões – World Skills 2015, onde estiverem em competição equipas de 59 países dos cinco continentes. Portugal esteve presente com 18 participantes de 16 profissões, que obtiveram 8 certificados de excelência, colocando o nosso País acima da média mundial. Anteriormente, na competição europeia World Skills Europe, que se realizou em Lisboa em 2010, a equipa de jovens profissionais portugueses foi a grande vencedora. Os bons resultados obtidos pelos nossos jovens profissionais vêm pondo em evidência o seu potencial como fator de rejuvenescimento da força de trabalho do nosso País.

A seleção em cada país é feita de dois em dois anos, tendo o último campeonato nacional decorrido em Coimbra, de 22 a 29 do passado mês de maio. Participaram 386 jovens dos 17 aos 25 anos, oriundos de cursos de formação profissional, representando 43 profissões que vão desde o Web Design à Pastelaria, passando, por exemplo, pela Mecânica Automóvel e pela Soldadura. Do setor da construção estiveram presentes jovens representando 6 profissões, incluindo, por exemplo, o Desenho de Construção Civil – CAD, a Marcenaria e a Canalização. O campeonato nacional de Coimbra teve em vista selecionar os jovens que se deslocarão ao Abu Dabi para participar no World Skills 2017.

O World Skills, que agrega, hoje, mais de 75 nações e regiões, é a designação que a partir de 2000 adotou o campeonato internacional promovido pela International Vocational Training Organization, a qual, por seu turno, tem a sua génese numa iniciativa dos países ibéricos dos fins dos anos quarenta do século passado. Portugal distingue-se também, na história desta organização, de que é membro fundador e o único que tem participado de forma ininterrupta. O Instituto do Emprego Formação Profissional é a entidade que tem tido a responsabilidade de organizar os campeonatos nacionais e a participação das equipas portuguesas nos campeonatos Europeu e Mundial.

Consciente da importância para o País da valorização dos seus recursos humanos e, ao mesmo tempo, da necessidade de dignificação dos escalões profissionais mais próximos da execução, o GECoRPA – Grémio do Património congratula-se com o trabalho que, nesta linha, vem sendo desenvolvido pelo IEFP e deseja sucesso à equipa portuguesa que, no próximo ano, representará o País no Abu Dabi.

Mais informação em www.worldskillsportugal.iefp.pt e www.worldskills.org.

20/06/2016

Galeria


Imagem da competição internacional de 2015, em São Paulo, Brasil.

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions