Notícias

Mundo Património promove Programa de Educação Patrimonial "Aproximar"

O programa "Aproximar" é um projeto da Spira - Revitalização Patrimonial e da Associação Mundo Património. Com um conjunto de ações em educação patrimonial ao longo do ano letivo, o "Aproximar" tem por objetivo estabelecer uma ponte sólida entre as crianças, os jovens e o património cultural português.

Os alunos, do pré-escolar ao ensino secundário e profissional, poderão explorar de forma lúdica o conceito de património, de tempo e de espaço através da gastronomia, da literatura, das danças tradicionais ou de diferentes práticas artísticas.

A abordagem do programa "Aproximar" assenta na metodologia "aprender-fazendo", no formato de ateliers temáticos e onde as crianças e os jovens são os protagonistas. Assumindo a sua complementaridade relativamente à aprendizagem em contexto de sala de aula, o programa "Aproximar" desdobra-se nas vertentes "Cidade", "Campo" e "Escola".

Na versão "Cidade", o Mundo Património conta com um conjunto de parceiros com entidades e grupos culturais reconhecidos nas áreas do teatro, dança, música e literatura.

Na vertente "Campo", o "Aproximar" oferece programas temáticos ou viagens de finalistas, com atividades pedagógicas, culturalmente enriquecedoras e divertidas, sempre com os recursos do território como pano de fundo.

Em contexto "Escola", o Mundo Património concebeu o projeto de continuidade "Aproxima-te" que explora os conceitos de espaço, tempo, pertença e história em cerca de 6 sessões de trabalho, ao longo de 2 trimestres letivos.

Instigar as crianças a questionarem, a descobrirem o que é a diversidade e a compreenderem o conceito de pertença ou, num discurso de matriz mais filosófica, de humanidade, é o principal objetivo do programa "Aproximar".

13/11/2015

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions