Notícias

Torre de menagem do castelo de Beja vai ser recuperada pela Stap, SA

Vista da torre de menagem do castelo de Beja, quando todos os varandins ainda estavam no sítio.
Vista da torre de menagem do castelo de Beja, quando todos os varandins ainda estavam no sítio.

Depois da derrocada, em novembro do ano passado, de parte de um varandim da torre de menagem do castelo de Beja, e depois da avaliação efetuada, o município adjudicou os trabalhos de reparação da estrutura à Stap - Reparação, Consolidação e Modificação de Estruturas, SA, associada do GECoRPA – Grémio do Património.

A decisão da autarquia foi precedida de uma análise técnica pormenorizada à estrutura do edifício, com o objetivo de encontrar uma solução para os problemas identificados. As anomalias observadas obrigavam a uma intervenção urgente destinada a escorar os elementos arquitetónicos em risco, evitando assim a progressão da área de instabilidade e garantindo a segurança das pessoas e da estrutura.

A reparação da estrutura que ruiu parcialmente no ano passado vai obrigar a desmontar e remontar todos os varandins do monumento e a substituir os elementos fraturados. Será ainda necessário efetuar um tratamento com biocida e herbicida das superfícies exteriores da torre, bem como colmatar lacunas e preencher as juntas das alvenarias.

A empreitada foi adjudicada por cerca de 250 mil euros e irá decorrer durante seis meses.

10/08/2015

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions