Notícias

Moradores de Campolide decidem substituir calçada portuguesa

Calçada portuguesa.
Calçada portuguesa.

Recentemente os moradores de Campolide, numa votação promovida pela junta de freguesia, decidiram substituir a calçada portuguesa por outro tipo de piso contínuo.

Embora os resultados não sejam vinculativos, o presidente da junta de freguesia pretende pôr em prática a decisão tomada por 349 moradores, cerca de 2,3% da população da freguesia.

A calçada portuguesa, considerada um símbolo de identidade nacional, quando mantida em bom estado apresenta inequívoca beleza e confere a unicidade à luz de Lisboa, a famosa "luz branca". Por outro lado, se não for alvo de manutenção regular, a tradicional calçada deteriora-se, tornando-se escorregadia e adquirindo irregularidades, e pode mesmo representar um perigo para a segurança dos transeuntes.

A execução e a manutenção da calçada são muito intensivas em mão-de-obra, embora de baixa qualificação (ver imagem abaixo).

Na secção de inquéritos do sítio do GECoRPA pedimos a opinião aos utilizadores sobre a aprovação, por parte da Assembleia Municipal de Lisboa, do Plano de Acessibilidade Pedonal, que prevê a retirada da calçada portuguesa em alguns locais da cidade de Lisboa.

A maior parte (61,5%) dos inquiridos respondeu que devia manter-se a calçada portuguesa como pavimento tradicional de Lisboa em toda a cidade. Os restantes 38,5% responderam que não devem ser pavimentados mais passeios com calçada portuguesa exceto nas zonas históricas e, mesmo nesta zonas, a existente em trajetos mais difíceis deve ser removida.

Lançamos agora uma nova questão aos visitantes do nosso sítio: considera acertada a decisão de substituir a calçada portuguesa em Campolide? Participe no inquérito, faça a sua votação na página de entrada, do lado direito.

30/03/2015

Galeria


Execução de calçada portuguesa.

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions