Notícias

NCREP vence concurso internacional para projeto de reabilitação de aldeias históricas no Butão

Construção tradicional da zona rural do Butão (imagem retirada do blogue https://jeninbhutan.wordpress.com).
Construção tradicional da zona rural do Butão (imagem retirada do blogue https://jeninbhutan.wordpress.com).

O NCREP - Consultoria em Reabilitação do Edificado e Património, associado do GECoRPA, em parceria com o Atelier in.vitro, fará trabalhos de inspeção, diagnóstico, levantamento arquitetónico e avaliação estrutural de duas aldeias históricas do país.

No passado dia 22 foi anunciado que a equipa de especialistas portugueses venceu um concurso internacional para criar um projeto de reabilitação de duas aldeias históricas no Butão, país que faz fronteira com a Índia e o Tibete. A intervenção durará de três meses e será financiada pelo Banco Mundial.

Pretende-se com o projeto caracterizar arquitetónica e construtivamente vários edifícios, analisando o seu estado de conservação e avaliando o seu comportamento estrutural, particularmente no caso da ocorrência de um sismo. De acordo com Tiago Ilharco, do NCREP, a tradição construtiva do Butão envolve a utilização de estruturas de madeira e de terra compactada, normalmente muito vulneráveis à ação dos sismos. "Contudo, quando determinados pormenores construtivos são implementados, o seu comportamento melhora significativamente, sendo esse um dos objetivos deste trabalho", refere.

O projeto contempla ainda a análise sociocultural e histórica destas aldeias, incluindo o estudo da linguagem, dos hábitos das populações e das práticas associadas à construção destes edifícios. Documentar técnicas construtivas tradicionais é um contributo valioso para a salvaguarda desta arquitetura vernacular de elevado valor patrimonial e histórico. Simultaneamente, procura-se melhorar as condições de funcionalidade, conforto e, particularmente, a segurança estrutural das construções.

O desenvolvimento dos trabalhos poderá ser acompanhado a partir de janeiro de 2015 no website e facebook do NCREP – Consultoria em Reabilitação do Edificado e Património e do Atelier de Arquitectura in.vitro.

29/12/2014

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions