Notícias

Fórum Cidadania Lx porpõe passeio guiado pela obra edificada do Arq. Norte Júnior

Clube Militar Naval, Av. Defensores de Chaves, n.º 26
Clube Militar Naval, Av. Defensores de Chaves, n.º 26

Em dezembro de 2013 completaram-se 135 anos sobre o nascimento de Manuel Joaquim Norte Júnior (1878-1962), um dos mais representativos arquitetos portugueses da transição do século XIX para o século XX.

Figura de enorme importância na construção da imagem arquitetónica de Lisboa, o Arq. Norte Júnior desenhou, ao longo de décadas, numerosos edifícios, entre os quais vários Prémios Valmor.

O Movimento Fórum Cidadania Lx, no quadro da comemoração dos 135 anos do nascimento do arquiteto Norte Júnior e dos 100 anos do apogeu da sua carreira (1912-1915), organizou várias iniciativas com o objetivo de dar a conhecer e promover a preservação do seu legado.

O colóquio "Norte Júnior ou o Triunfo do Eclectismo", que decorre já a partir de dia 20 de novembro na Universidade Autónoma de Lisboa, pretende congregar saberes, estudos e dados disponíveis sobre o autor e apelar a novas investigações, cujas comunicações serão publicadas no primeiro livro de uma nova coleção sobre Arquitetura Portuguesa editada por esta Universidade. A conferência inaugural será proferida por José-Augusto França sobre o tema A Avenida da Liberdade de Norte Júnior.

O Movimento Fórum Cidadania Lx tem organizado também várias visitas guiadas aos edifícios de Norte Júnior em Lisboa, o último dos quais irá decorrer no próximo dia 22, entre as 10h e as 13h, ao longo da Avenida da República. A visita será guiada pela Dra. Deolinda Folgado e pelo Dr. Miguel Soromenho, ambos quadros da Direcção-Geral do Património Cultural e especialistas na matéria.

O ponto de encontro será no palacete do Clube Militar Naval, sito no n.º 26 da Av. Defensores de Chaves, e o percurso continuará pela frente de quarteirão da Av. Duque d'Ávila (números 20, 26 e 28-30), edifícios da Pastelaria Versailles e Casa Xangai (exteriores), Av. da República n.º 55B / Edifício da Esfera-Armilar e n.º 71, Av. de Berna n.º 4 (visita ao interior de um andar) e nº. 1 (visita ao interior do R/C do palacete-sede da Junta de Freguesia das Avenidas Novas).

17/11/2014

Galeria

Pastelaria Versailles na Avenida da República, em Lisboa.
Pastelaria Versailles na Avenida da República, em Lisboa.
Pastelaria Versailles na Avenida da República, em Lisboa.
Números 71 e 73 da Avenida da República, 1933.

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions