Notícias

Memórias da Cidade: Lisboa vista por Joshua Benoliel - Uma viagem no tempo

Uma das fotografias de Joshua Benoliel que compõem o filme realizado pela CML.
Uma das fotografias de Joshua Benoliel que compõem o filme realizado pela CML.

A autarquia lisboeta divulgou recentemente um vídeo realizado pela equipa do Departamento de Marca e Comunicação, com base em fotografias de Joshua Benoliel conservadas no Arquivo Municipal de Lisboa, que se tornam, deste modo, registos animados de Lisboa na transição do século XIX para o século XX.

Joshua Benoliel nasceu em Lisboa em 1873 e tornou-se no primeiro e o maior repórter fotográfico português do início do século XX. Durante 30 anos trabalhou sobretudo para o jornal diário de Lisboa Século e para a revista ilustrada publicada pelo mesmo jornal, a Ilustração Portuguesa. Publicou, também, o Arquivo Gráfico da Vida Portuguesa, obra em fascículos ilustrada com fotografias. Joshua Benoliel captou alguns dos momentos mais marcantes da história do início do século XX: do assassinato do rei Carlos, em 1908, à participação portuguesa na Guerra de 1914-1918, passando pela implantação da República, em 1910, e pela "revolução" de Sidónio Pais, em 1917.

Morreu a 3 de Fevereiro de 1932, todo o seu espólio encontra-se disperso por várias instituições, dentre elas pelo arquivo de "O Século" e o Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Lisboa. Coincidindo com a efeméride, a autarquia lisboeta divulgou recentemente um vídeo realizado pela equipa do Departamento de Marca e Comunicação, com base em várias fotografias de Joshua Benoliel conservadas no Arquivo Municipal de Lisboa, que se tornam, deste modo, registos animados de Lisboa na transição do século XIX para o século XX.

Veja o vídeo: http://vimeo.com/86189415

27/02/2014

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions