Notícias

Homenagem aos galardoados portugueses com o Prémio Europa Nostra 2013

Foram homenageados a 21 de outubro na Fundação Calouste Gulbenkian os quatro projetos portugueses galardoados este ano com o Prémio União Europeia para ao Património Cultural / Europa Nostra: a Fundação Ricardo Espírito Santo, o chalet da Condessa d’Edla, o Liceu Passos Manuel e o Projecto SOS Azulejo.

Coordenado pelo Museu da Polícia Judiciária e dedicado à salvaguarda e valorização do património azulejar português, o Projecto SOS Azulejo foi agraciado com um "Grande Prémio" na categoria relativa a "Sensibilização, formação e educação".

O projeto nasceu em 2007 na forma de um site com fotografias de azulejos roubados. O objetivo é combater a delapidação (por furto, vandalismo ou incúria) do património azulejar português. O SOS Azulejo tem actuado também junto das escolas e das autarquias, numa tentativa de sensibilização dos jovens e dos autarcas para o problema.

Na mesma sessão, no auditório 3 da Gulbenkian, foi entregue o 1.º Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a divulgação do Património Cultural, instituído pela Europa Nostra, pelo Centro Nacional de Cultura e pelo Clube Português de Imprensa. O prémio foi atribuído ao escritor italiano Claudio Magris, havendo menções especiais do júri aos jornalistas Ozgen Acar (Turquia) e Olivér Kovács (Hungria)

21/10/2013

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions