Notícias

Risco sísmico: jornal "Los Angeles Times" lança o alerta!

Baixa de Los Angeles (John W. Adkisson/Los Angeles Times).
Baixa de Los Angeles (John W. Adkisson/Los Angeles Times).

O jornal "Los Angeles Times" lança uma campanha de divulgação do risco sísmico de edifícios de betão armado de Los Angeles.

Em Los Angeles, mais de 1000 edifícios de betão armado e várias centenas de outros em todo o concelho podem estar em risco de colapso em caso de ocorrência de um grande sismo, de acordo com uma análise do jornal "Los Angeles Times". A situação foi analisada em profundidade em sete bairros selecionados na cidade, incluindo dois no centro. O "L.A. Times" publica no seu sítio Web um mapa interativo que permite saber pormenores de 68 edifícios analisados por técnicos contratados para o efeito, incluindo localização, ano de construção e valor estimado do edifício, se foi objeto de alguma intervenção de reforço, fotografia do edifício, cópia da documentação relevante existente no arquivo municipal e resultado das diligências feitas junto dos proprietários para obter informações.

A sismicidade de Lisboa não é tão elevada como a de Los Angeles. No entanto, sabemos que a cidade foi atingida, no passado, por sismos de grande poder destruidor e que tal acontecerá certamente, de novo, no futuro. O GECoRPA – Grémio do Património, em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica, tem vindo a alertar repetidamente para o risco a que se encontra sujeito o edificado lisboeta (e de outras cidades das regiões mais ao sul do País), risco agravado pela vetustez e fragilidade de muitas construções antigas e pela deficiente fiscalização e falta de qualidade de construções mais recentes, mesmo as de betão armado. Dois números da revista Pedra & Cal foram dedicados a este tema: um há treze anos e, recentemente, o que foi amplamente divulgado e distribuído aos participantes portugueses durante o congresso mundial de engenharia sísmica que teve lugar há um ano em Lisboa. Em 2001 foi publicado, pelo GECoRPA e pela SPES, um estudo que propunha um plano de redução da vulnerabilidade sísmica do edificado.

É fácil imaginar as consequências que um novo grande sismo pode ter no nosso caso. É, também, fácil imaginar os reflexos que a simples divulgação da informação do tipo da veiculada pelo "L.A. Times" pode ter no custo dos seguros e, sobretudo, no valor de mercado dos imóveis e nas imparidades daí resultantes para os balanços dos bancos e empresas detentoras de ativos imobiliários relevantes sujeitos ao risco sísmico.

Ver mais sobre Los Angeles em http://www.latimes.com/local/la-me-earthquake-concrete-20131013-dto,0,1555748.htmlstory.

Ver conteúdos sobre o risco sísmico em Portugal colocando "risco sísmico" na caixa de pesquisa do sítio web do GECoRPA – Grémio do Património.

18/10/2013

Galeria


Planta de Los Angeles, publicada pelo "L.A. Times" assinalando edifícios particularmente vulneráveis. Clicando, pode obter-se informação concreta e até uma foto do edifício.

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions