Notícias

Dia Mundial da Arquitetura: comemorações ao longo do mês de outubro

O arquiteto Alcino Soutinho no uso da palavra, após a atribuição do título de membro honorário da Ordem dos Arquitetos.
O arquiteto Alcino Soutinho no uso da palavra, após a atribuição do título de membro honorário da Ordem dos Arquitetos.

A Ordem dos Arquitectos juntou-se a esta iniciativa, com um extenso programa de iniciativas ao longo do mês de outubro.

A União Internacional dos Arquitectos (UIA) comemora todos os anos o Dia Mundial da Arquitectura. Em 2013 o tema proposto pela UIA foi Arquitectura e Cultura. A Ordem dos Arquitectos juntou-se a esta iniciativa através da realização de uma série de ações em torno destas temáticas, a decorrer no mês de outubro.

A sessão de abertura das Comemorações do Dia Mundial da Arquitectura, em que o GECoRPA – Grémio do Património participou, teve lugar na sede nacional da Ordem dos Arquitetos, no dia 8 de outubro. A Ordem atribuiu o título de membro honorário ao DOCOMOMO Internacional e ao SIPA – Sistema de Informação para o Património Arquitectónico.

O DOCOMOMO é uma associação internacional que tem por objetivos defender edifícios representativos do movimento moderno ameaçados, formar e informar no domínio da história e da tecnologia de conservação, promover o património do movimento moderno e reforçar o sentido de responsabilidade para com este património.

O SIPA – Sistema de Informação para o Património Arquitectónico, sediado no Forte de Sacavém, é um sistema de informação e documentação sobre património arquitectónico, urbanístico e paisagístico português e de origem ou matriz portuguesas gerido pelo IHRU.

A Ordem dos Arquitectos definiu um extenso programa de iniciativas ao longo do mês de outubro que pode ser consultado aqui.

08/10/2013

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions