Notícias

Casa do Vapor celebra riqueza cultural da Cova do Vapor

Construção da infraestrutura, com materiais reutilizados, realizada sob a forma de oficina.
Construção da infraestrutura, com materiais reutilizados, realizada sob a forma de oficina.

Situada na aldeia piscatória de Cova do Vapor, no concelho de Almada, a Casa do Vapor é um centro cultural temporário, fruto de uma parceria do coletivo Exyzt com a Associação Ensaios e Diálogos e a Associação de Moradores da Cova do Vapor.

A ideia surgiu na sequência de um projeto desenvolvido no âmbito da Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012, centrado na vertente colaborativa da construção de arquitetura experimental. Construída em abril por um grupo internacional e multidisciplinar de voluntários, mobilizando também a comunidade local, esta estrutura efémera marcou uma mudança radical na perceção de um local anteriormente ignorado.

A dinamização da Casa do Vapor resulta também do envolvimento comunitário, através de uma programação cultural variada aliada à produção artística, atividades desportivas e iniciativas de comércio local que contribuem para a sustentabilidade do projeto. Fazem parte da agenda workshops, oficinas, conversas, exposições, performances, música e teatro.

Este espaço, que se pretende de estímulo à partilha e à aprendizagem, tem capacidade para receber residências artísticas, uma cozinha comum onde se promove a gastronomia local, zona para concertos e cinema ao ar livre e ainda uma biblioteca pública com atividades de formação e sensibilização para a leitura. A Casa do Vapor está ainda associada a uma escola de surf e fornece instalações balneares permanentes para a praia.

A Casa do Vapor foi finalista da iniciativa FAZ – Ideias de Origem Portuguesa, da Fundação Calouste Gulbenkian.

Veja o webdocumentário "Um dia a casa virá abaixo", do Público.

www.casadovapor.org
www.facebook.com/casa.dovapor.9

13/09/2013

Galeria


Workshop de pintura de murais.

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions