Notícias

STAP ganha o “Award of Excellence 2009” do ICRI

O Silo de cereais de Lagoa, S. Miguel (Açores), após a intervenção.
O Silo de cereais de Lagoa, S. Miguel (Açores), após a intervenção.

A Stap – Reparação, Consolidação e Modificação de Estruturas, S. A. can­didatou, este ano, uma obra da sua autoria ao prémio do International Concrete Repair Institute (ICRI), na categoria “Longevidade”,

Que pre­tende pôr em evidência a eficácia e a durabilidade das intervenções de reabilitação de construções de betão.

A obra apresentada foi a do Silo de cereais e produtos afins de Lagoa, S. Miguel, Açores, pertencente à Sociedade Açoreana de Sabões (SAS). Este silo, construído em 1980, a curta distância da orla marítima, foi sub­metido, em 1999, a uma intervenção de reabilitação destinada a travar o processo de deterioração por corrosão acelerada das armaduras, em resultado da contínua exposição a uma atmosfera carregada de clore­tos. A intervenção foi precedida de um conjunto de estudos, visando caracterizar os materiais em presen­ça e os mecanismos de deterioração, e de um levantamento das áreas com diferentes graus de deteriora­ção. Com base nestes estudos foram analisadas, com a SAS, as várias estratégias de intervenção possí­veis, optando-se por uma reparação de zonas seleccionadas utilizando betão projectado, por uma aplicação geral de um inibidor de corrosão e de uma pintura de protecção.

Com a colaboração do LNEC foi instalado um conjunto de sensores destinados a monitorizar a evolução da corrente de corrosão e da resis­tividade do betão, tendo em vista avaliar o desempenho da construção no pós-intervenção.

Dez anos volvidos, o excelente comportamento do silo mereceu à Stap, em competição com empresas dos Estados Unidos, do Canadá e de outras partes do mundo, a atribuição do “Award of Excellence”, o galar­dão máximo atribuído por categoria.

A entrega do prémio terá lugar numa cerimónia a realizar, em Outubro, em Phoenix, Arizona.

O ICRI (www.icri.org) é uma insti­tuição sedeada nos Estados Unidos, que agrega as empresas e profissio­nais que se dedicam a este segmento de actividade e tem por objectivo promover a qualidade do restauro, reparação e protecção do betão atra­vés da formação e da comunicação entre os associados e os utilizadores dos seus serviços.
21/09/2009

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions