Notícias

Monsaraz . Reconstruir a memória

Ana Paula Amendoeira apresentou o seu mais recente trabalho intitulado “Monsaraz. Reconstruir a memó­ria”. No passado dia 24 de Outubro, e após o lançamento do livro em Reguengos, coube à Casa do Alentejo, em Lisboa, receber a autora.

A quem foi atribuído o Prémio Secil Universidades Engenharia Civil 2008.

Esta publicação, que contou com o prefácio de José Aguiar, Presidente do ICOMOS-Portugal, foca a história recente de Monsaraz desvendando a construção da imagem da vila, ao longo do século XX. O livro encerra quatro capítulos (a análise geo-histórica, a análise do processo de conservação, a transformação social e económica e a transformação e mistificação urbana), no decurso dos quais se retrata o processo de patrimonialização, empreendido nas últimas décadas, de forma detalhada.

Ana Paula Amendoeira foi Secretária Geral do ICOMOS-Portugal e membro do Comité Executivo Internacional do Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios – ICOMOS, em Paris. Desenvolve, desde 2008, uma investigação de doutoramento sobre Património Mundial da UNESCO na Universidade de Paris, Sorbonne.
NOTA: Livro disponível na Livraria Virtual do GECoRPA, em http://lv.gecorpa.pt
21/07/2011

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions