Notícias

Umbelino Monteiro premiada com Selo de Sustentabilidade

A Umbelino Monteiro, uma das principais empresas de produção de telha cerâmica em Portugal, associada do Grémio do Património desde 2008, foi distinguida com o Selo de Sustentabilidade, atribuído pela Plataforma para a Construção Sustentável, entidade que gere o Cluster Habitat Sustentável em Portugal.

A Umbelino Monteiro desenvolve uma estratégia de inovação que visa posicionar a telha cerâmica como um material que responde aos desafios da construção sustentável e da arquitetura bioclimática. O contínuo investimento em investigação e desenvolvimento permite à empresa de Pombal desenvolver sistemas de construção e produtos que tornam os edifícios sustentáveis ao nível térmico, de consumo de energia, de qualidade do ar interior e de durabilidade das coberturas.
 
Para Teresa Monteiro, diretora-geral da Umbelino Monteiro, a atribuição do Selo de Sustentabilidade, nível prata, “é um marco na história da empresa. Há muitos anos que atuamos nas várias dimensões da sustentabilidade, ambiental, económica e social. Temos realizado investimentos com o objetivo de reduzir o impacto da atividade industrial, tendo sido a Umbelino Monteiro a primeira empresa fabricante de telhas a ter o sistema de gestão ambiental certificado, apostando na investigação e desenvolvimento no que concerne ao produto e aos sistemas construtivos em que este está inserido. Desta forma, procuramos reduzir o impacto ambiental das telhas, alargar a sua vida útil e simultaneamente desenvolver sistemas construtivos que potenciem a redução dos consumos energéticos, contribuindo para elevar a sustentabilidade dos edifícios. Esta distinção é o reconhecimento público do trabalho desenvolvido e dos elevados padrões a que a empresa responde neste âmbito”.
 
A Umbelino Monteiro tem como objetivo ser uma empresa sustentável e, nesse sentido, publica anualmente relatórios de sustentabilidade; utiliza ferramentas de avaliação de sustentabilidade da construção; desenvolve produtos e serviços com critérios de eco design baseados em avaliação de ciclo de vida do produto; promove produtos com Ecolabel (certificação ambiental dos produtos) e participa ativamente em projetos inovadores orientados pela sustentabilidade, bem como incentiva empreendimentos sustentáveis nos regulamentos municipais.
 
O “Selo de Sustentabilidade” da Plataforma para a Construção Sustentável pretende dar visibilidade nacional e internacional à sustentabilidade como mote para a inovação e competitividade de empresas e entidades do cluster do habitat, com base em critérios rigorosos ao nível ambiental, social e económico.
11/04/2013

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions