Notícias

Pedra & Cal 52 já nas bancas

Na linha do anunciado pelo presidente da Direcção do GECoRPA, no editorial da Pedra & Cal n.º 48, a revista, editada há 14 anos pelo Grémio do Património, passará a ter, em 2012, uma periodicidade semestral. A justificação desta alteração é a que foi apresentada nessa altura: a importância crescente da Internet na transmissão da informação e na divugação do conhecimento.

A redução da periodicidade revela-se, também, adequada à conjuntura económica em que o país se encontra actualmente mergulhado. Com esta decisão pretende-se, sobretudo, assegurar a sobrevivência da revista, sem comprometer a sua qualidade e pertinência, amplamente reconhecidas.

O número 52 da Pedra & Cal já se encontra nas bancas e assinala, no ano em que o Grémio do Património celebra 15 anos, uma nova etapa na vida da revista. Também por isso optámos por dedicar esta edição ao evento que, na área do Património, e coincidindo com o lançamento da publicação, marca a actualidade nacional e internacional: o Congresso Anual da Europa Nostra, que decorre em Lisboa entre 29 de Maio e 2 de Junho. A distribuição da revista a todos os participantes no evento justifica o esforço acrescido de se ter apostado numa edição bilingue, abrangendo temáticas como o complexo da Sinagoga Portuguesa de Amesterdão e os Órgãos da Basílica do Convento de Mafra, ambos premiados com o Prémio Europa Nostra na categoria de "Conservação e Restauro", ou ainda a Fábrica da Pólvora de Vale de Milhaços. O número conta ainda com uma conversa com o Arq. Gonçalo Ribeiro Telles, que comemora, precisamente
este mês, 90 anos, bem como um conjunto de artigos dedicados a boas práticas (consulte AQUI o Índice e o Editorial  da publicação).
A Pedra & Cal nº 52 regista também o regresso de Vítor Cóias à direcção da revista depois de, no último ano, o Eng. Carlos Freire ter feito um esforço acrescido, e reconhecido, pela sua manutenção.
28/05/2012

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions