Notícias

Lançamento do Anuário do Património 2012 - 10 Abril

O GECoRPA - Grémio do Património, em parceria com a Canto Redondo – Edição e Produção, vai lançar, no próximo dia 10 de Abril, pelas 19h00 na Sede da Ordem dos Arquitectos, em Lisboa, o Anuário do Património 2012, a primeira publicação do género no País. A apresentação da obra estará a cargo do presidente da Ordem dos Arquitectos, arquitecto João Belo Rodeia. Embora sujeita a confirmação, está, também, prevista a presença do Dr. Elísio Summavielle, Director Geral do Património.

O Anuário do Património é uma publicação periódica especializada, que nasce em 2012 com o objectivo de promover o património cultural e criar valor nesta área.
A valorização do património cultural constitui um poderoso factor de desenvolvimento económico, social e humano. Partindo desta certeza, e associando-a a outras como a valorização do território ser geradora de emprego e multiplicadora de produtos e serviços, o Grémio do Património defende que esta área se pode tornar numa fonte de riqueza de muito interesse para o País.
A importância de um desenvolvimento esclarecido é, portanto, destacada nesta publicação através dos numerosos artigos técnico-científicos publicados e previamente avaliados por uma comissão científica de profissionais, investigadores e especialistas.
Para além destes artigos e conteúdos relacionados, a obra integra um Directório dos agentes do sector, em que são disponibilizadas informações relevantes em listagens de Serviços – Restauro de bens imóveis histórico-artísticos; Projecto, fiscalização e consultoria; Produtos e equipamentos, Centros de Investigação; Formação, entre outros.
O Anuário do Património surge da necessidade de revelar e reforçar o conhecimento e a interacção entre os intervenientes desta área, dado o elevado número de agentes, empresas, profissionais e decisores com actividade.
Reunir e disponibilizar informação de qualidade sobre a intervenção no Património português é, portanto, a principal finalidade deste Anuário, tendo em vista divulgar as melhores práticas, ideias e projectos.

Apoios:
Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, I.P.; Instituto dos Museus e da Conservação. I.P.; Comissão Nacional da UNESCO; ICOMOS-Portugal; Instituto da Construção e do Imobiliário; Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana; Laboratório Nacional de Engenharia Civil; Ordem dos Arquitectos; Ordem dos Engenheiros; Instituto Politécnico de Tomar; Instituto Superior Técnico; Universidade do Minho (Escola de Arquitectura e Escola de Engenharia); Instituto da Construção da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção.

Lançamento do Anuáro do Património na SIC Notícias:
Veja AQUI o vídeo correspondente à passagem de Vítor Cóias, presidente da Direcção do Grémio do Património, pela SIC Notícias a proposíto do lançamento do Anuário do Património 2012.

Lançamento do Anuáro do Património na TSF:
Ouça AQUI a entrevista de Vítor Cóias, presidente da Direcção do Grémio do Património, à TSF a proposíto do lançamento do Anuário do Património 2012.
27/03/2012

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions