Notícias

Inauguração do Centro de Interpretação do Mosteiro da Batalha

Centro de Interpretação do Mosteiro da Batalha
Centro de Interpretação do Mosteiro da Batalha

Com a inauguração do Centro de Interpretação do Mosteiro da Batalha, prevista para o dia 22 de Março, a antiga Adega dos Frades vai ganhar vida e esperam-na novas funções. O Centro de Interpretação permitirá aos visitantes uma viagem pela história do Mosteiro da Batalha (Património Mundial desde 1983), possibilitando-lhes uma melhor compreensão dos seus espaços e da sua evolução construtiva.

A longitudinal do Centro é modulada interiormente por superfícies e nichos expositivos onde serão apresentadas peças originais do Mosteiro, enquadradas por apelativos recursos audiovisuais e textos explicativos.
O projecto contou com a supervisão científica de Saul António Gomes (Universidade de Coimbra) e de Pedro Redol (director do Mosteiro da Batalha), autores de vários dos conteúdos expostos e incentivadores de toda a equipa de especialistas que colaborou na iniciativa. Da cooperação entre os vários especialistas resultou uma investigação inédita com importantes descobertas ao nível da história do território e da paisagem associada ao monumento.
A estrutura expositiva foi desenhada pelos arquitectos Francisco Vieira de Campos e Cristina Guedes e o projecto museológico e museográfico (integrado no Centro de Interpretação) é da autoria de Gabriella Casella, Catarina e Francisco Providência.
Esta iniciativa obteve financiamento no âmbito do QREN (Rota dos Mosteiros Património da Humanidade, da Região Centro) e constitui não só um importante passo na atracção de visitantes para a Vila da Batalha mas também para o triângulo monumental complementado pelo Mosteiro de Alcobaça e pelo Convento de Cristo.
16/03/2012

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions