Notícias

GECoRPA - Grémio do Património promove e organiza a acção de formação "Tratamento da Humidade Ascensional no Património"

Este evento, de carácter gratuito, terá lugar no dia 11 de Maio de 2018, das 14h às 17h30h, na APAC - Associação portuguesa dos Amigos dos Castelos - no Auditório, sito na Rua Barros Queirós, 20, 2º1100-077 Lisboa. Tem por principal objectivo alertar os profissionais da construção e da reabilitação para humidade ascensional enquanto um forte fator de degradação das paredes, em contacto com o terreno, resultante de fenómenos de cristalização e dissolução de sais, cujo tratamento é complexo e particularmente relevante nos edifícios antigos.

Para uma melhor compreensão desta problemática, esta ação de formação utiliza casos de estudo que permitem a aquisição de conhecimentos sobre o dimensionamento e implementação de algumas técnicas de tratamento. Complementarmente apresentam-se os fatores que condicionam a humidade ascensional e descrevem-se as vantagens e desvantagens das várias técnicas.           
O programa do evento consiste em 5 pontos:    

1. Fatores que condicionam a humidade ascensional,     
2. Técnicas de tratamento,         
3. Sistemas higroreguláveis de ventilação da base,          
4. Conceção, dimensionamento, e implementação de sistemas higroreguláveis,               
5. Caso de estudo.          

A formação será orientada por Vasco Peixoto de Freitas, Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Presidente do GECoRPA, Diretor do Laboratório de Física das Construções – LFC da FEUP, desde a sua criação (1991), coordenador e/ou autor de cerca de 650 estudos e projetos desenvolvidos na sociedade “Prof. Eng.º Vasco Peixoto de Freitas, Lda.”, consultor nos domínios do comportamento hidrotérmico; patologia e reabilitação; ventilação natural; eficiência energética e comportamento acústico.      
O Grémio do Património dirige o seu convite a Projetistas, Empresas de Construção e Reabilitação, Empresas de Fiscalização, Técnicos de Câmaras Municipais, Finalistas de Arquitetura e de Engenharia Civil. As inscrições são obrigatórias e limitadas a um número total de 25 pessoas, podendo ser enviadas ate 4 de Maio de 2018 para o info@gecorpa.pt.
27/03/2018

Galeria

"Tratamento da Humidade Ascensional no Património"
GECoRPA - Grémio do Património promove e organiza a acção de formação "Tratamento da Humidade Ascensional no Património"
Tratamento da Humidade Ascensional no Património

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions