Agenda

Detalhe de Evento:

< voltar

Fórum do Património 2019 - Cidadania e Associativismo pelo Património

Texto:ANTECEDENTES

O Fórum do Património reuniu pela primeira vez em 10 de abril de 2017 na Sociedade de Geografia de Lisboa, numa primeira iniciativa de mobilização das ONG portuguesas do Património Cultural Construído no presente, para debate de objetivos comuns. Tratou-se de uma organização de cinco ONG portuguesas desta área, que se propuseram retomar e dar continuidade ao movimento associativo do Património iniciado em 1978.
Os últimos anos têm sido caraterizados pelo rápido crescimento de setores como o turismo, o imobiliário e a construção, com influência crescente sobre as políticas públicas.

Para assegurar a defesa do bem comum e a preservação dos valores fundamentais das comunidades, e, em particular, a salvaguarda do património cultural construído, enquanto referência identitária e de memória coletiva, tornou-se essencial reforçar os movimentos de cidadãos e o associativismo do Património.

É neste contexto que, em colaboração com o ICOMOS Portugal e com o seu apoio expresso, surge a iniciativa das associações promotoras.

OBJETIVO E ÂMBITO

A Declaração final do Fórum, assinada em 2017, constitui a base de partida para o objetivo e âmbito deste encontro. As questões relacionadas especificamente com as ONG, nomeadamente a sua articulação e agregação para apoio mútuo, permanecem como matéria essencial a incluir no âmbito deste Fórum. As matérias legislativas sobre património cultural construído, outra das preocupações da Declaração Final, continuam a merecer a atenção das ONG que veem na sua aplicação uma forma de contribuir para as políticas para o património, assim como é essencial reforçar uma estratégia de formação e qualificação a vários níveis de ensino e formação, como garante de melhores prestações na salvaguarda e valorização do PCC.

Para atingir uma necessária convergência entre ONG, a Comissão Executiva selecionou quatro grandes temas de reflexão, caracterizados por uma forte componente política, que constituem também os objetivos específicos do Fórum:

I. Participação pública

II. Descentralização

III. Capacitação das ONG

IV. Ensino, formação e qualificação.

Cada um destes temas contará com a uma apresentação por um orador principal, a que se seguirá uma mesa redonda com participantes procedentes de ONG do Património e de entidades convidadas, ou, em alternativa, apresentações por oradores, de idêntica procedência, que focarão diversos subtemas.

O Fórum do Património 2019 será seguido do Seminário Ibérico “Património, Cultura e Turismo” que se realiza no dia seguinte no mesmo local, pelo que contará com a presença de representantes de associações Espanholas como observadores e participantes.
Local:Sala de Atos e foyer do edifício da Reitoria, Universidade de Aveiro
Data:14 de Novembro de 2019
Organização:Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e a Proteção do Património, que coordena Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial GECoRPA – Grémio do Património
Informações:geral@aprupp.org
Contacto:geral@aprupp.org
Programa:
Folheto:
Imagem:Fórum do Património 2019 - Cidadania e Associativismo pelo Património
< voltar

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions