Agenda

Detalhe de Evento:

< voltar

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL “Os Mármores do Alentejo. 2000 Anos de História e Memória”

Texto:A Conferência Internacional “Os mármores do Alentejo. 2000 anos de memória e património” será realizada no âmbito do estudo Património e História da Indústria dos Mármores, destina-se à divulgação dos principais resultados da investigação em curso. Pretende-se relevar a importância dos mármores alentejanos, enquanto matéria-prima utilizada para a conceção de elementos esculturais e decorativos produzidos nas oficinas de canteiro e refletir sobre a evolução histórica deste ofício e a necessidade da sua reinvenção perante os desafios do futuro.

A investigação sobre a História da Indústria dos Mármores (PHIM) pretende demostrar como o domínio do conhecimento histórico, técnico, industrial e artístico sobre um determinado valor patrimonial pode sustentar a sua capacidade ou função cultural e turística. Especificamente, este estudo abrange um sector da atividade económica extremamente relevante para vários concelhos do Alentejo, onde o mármore – produto endógeno – tem ditado a história e a cultura de homens e técnicas, transformando a paisagem e a imagem da arquitetura e do urbanismo da região.

O PHIM, na sua dinâmica multidisciplinar, é desenvolvido com o contributo das seguintes áreas de especialização: Arqueologia Romana e Industrial; História da Arte; História da Construção; História Oral; História das Técnicas e Tecnologias; Cartografia; Georreferenciação; Fotografia; Economia; Sindicalismo; Sociedade e Humanidades Digitais. Neste sentido, o PHIM procura responder a necessidades do público especializado e não especializado, abrangendo a comunidade académica, mas também o sector empresarial das rochas ornamentais e, neste âmbito, a equipa de trabalho tem vindo a desenvolver atividades, desde 2012, que serão apresentados nesta conferência.
Local:Alentejo Marmòris Hotel & Spa, Vila Viçosa
Data:30 a 31 de Maio de 2019
Organização:CECHAP – Centro de Estudos de História, Cultura, Artes e Patrimónios
Informações:O projecto contou com a participação de uma equipa multidisciplinar de investigadores enquadrados pelo Centro de Estudos de Cultura, História, Artes e Património (CECHAP) de Vila Viçosa.
Inscrições:A participação na Conferência Internacional é gratuita, mas está sujeita a inscrição prévia devido ao limite de lugares disponíveis. Inscreva-se aqui: https://2000anosmarmore.weebly.com/inscriccedilotildees.html
Contacto:phim2.cechap@gmail.com

0351 268 889 186

0351 965 087 618
Imagem:CONFERÊNCIA INTERNACIONAL “Os Mármores do Alentejo. 2000 Anos de História e Memória”
< voltar

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions