Agenda

Detalhe de Evento:

< voltar

Conferência "A tutela jurisdicional na defesa do Património Cultural Construído"

Texto:

As ONG do Património estão em posição de exigir, junto da Administração Central, Regional e Local, que o ordenamento do território e a gestão do Património, particularmente o que se encontra classificado ou em vias de classificação, bem como das suas respetivas zonas de proteção, sejam reforçados com a adoção clara dos princípios consignados na Lei e nas normas internacionais, sobretudo numa época em que se nota uma crescente pressão sobre as zonas históricas dos núcleos urbanos, evitando-se assim a sua captura pelos interesses particulares e de curto prazo, em detrimento dos coletivos e de futuro.

Com a presente conferência pretende-se dar a conhecer aos dirigentes das ONG do Património as prerrogativas que lhe são concedidas pela Lei para serem parte em processos de licenciamento de intervenções com impacto sobre o Património Cultural Construído, em geral, e dos centros e bairros históricos em particular, bem como as ferramentas jurisdicionais (providência cautelar e ação popular), a que podem recorrer para combater atempadamente potenciais agressões a esse Património.

Esta primeira conferência tem em vista as ONG que pertencem às regiões (NUTS II) "Área Metropolitana de Lisboa" e "Alentejo". Serão organizadas conferências destinadas às restantes regiões por forma a conseguir a cobertura da totalidade do País. Esta repartição não é rígida, e as ONG de zonas confinantes que achem vantajoso participar são igualmente bem-vindas.

Local:Palácio Fronteira, Lisboa
Data:19 de Junho de 2017
Organização:Fórum do Património 2017, com o apoio da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna
Contacto:

GECoRPA - Grémio do Património
Rosa Fernando
e-mail: info@gecorpa.pt

Programa:
Imagem:Conferência
< voltar

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions